Vocês sabem o que é uma brincadeira sensorial? Trata-se de uma atividade lúdica na qual a criança, além de se divertir, também está estimulando seus diferentes sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição.
Confira as dicas do Massacuca:
Água e esponjas
Cortamos uma esponja de banho em pequenos cubos e colocamos os pedacinhos em uma bacia com um pouco de água. Deixamos ao lado outra bacia vazia e entregamos para Alice um pegador de gelo. A ideia era transferir as esponjas de uma bacia para a outra.
Outra maneira divertida de brincar é transferir toda a água de uma bacia para a outra usando apenas esponjas. Use esponjas grandes e peça para a criança encher de água e espremer na outra bacia até a primeira ficar seca.
Jogo dos pares no arroz
Você vai precisar de uma bacia, arroz (não precisa necessariamente ser colorido) e alguns objetos para a criança buscar no arroz. Forre o chão com uma toalha, fica mais fácil recolher a bagunça depois.
A dica é criar o seu próprio jogo de encontrar os iguais usando objetos da casa. Duas colheres, dois blocos de montar, duas bolinhas… qualquer par serve!
Brincando com pedaços de papel
A brincadeira é bem simples, basta juntar papéis velhos e picar. Pode parecer simples, mas as crianças adoram. Para continuar, uma sugestão é propor aos pequenos fazer uma colagem com os papeis. É possível criar desenhos ou até mesmo forrar objetos com sobras de papéis.
Usando lãs coloridas e gravetos, é possível criar lindos arranjos, basta enrolar a lã nos gravetos. A atividade é gostosa demais e simples de fazer, e o resultado final fica lindo!
Brincando com tampas
Tampinhas são muito lúdicas. Criam desenhos, empilham, encaixam, transformam-se em chapéu, em instrumentos musicais, bandeja, copo, roda e em tantas outras coisas que a imaginação pedir. Para brincar, basta juntar diversas com tamanhos diferentes e deixar a criançada usar a imaginação.
Cortina sensorial
Essa brincadeira requer espaço e mãos, é uma brincadeira coletiva. A ideia é usar garrafas sensoriais diferentes e diversas para montar uma enorme cortina. Para fazer, basta usar a criatividade, soltar a imaginação e usar um pouquinho de tudo para montar as garrafas.
Caixa sensorial: jardim de gelatina
Essa brincadeira é um sucesso com crianças pequenas também.Faça uma enorme travessa de gelatina, e jogue pedacinhos de frutas e legumes feitos com cortadores de biscoito. Estrelas de pêra, corações de cenoura, luas de maçã, flores de beterraba e muitos outros formatos para deixar a brincadeira mais atraente. A ideia é que as crianças usem as mãozinhas e talheres também para explorar a caixa e todas as suas formas e sabores.
Pintando com os pés
Essa brincadeira faz sujeira! O ideal é escolher espaços ao ar livre. Com papel bolha, você pode fazer uma ‘botinha’ para os pequenos, assim não suja os pés. Use um pedaço e papel grande, estenda no chão, e tintas de diferentes cores para as crianças brincarem de pintar com os pés. Ah,pode ser que no meio da brincadeira as botinhas sejam deixadas totalmente de lado ?
Carimbos naturais
Essa é uma ideia simples e cheia de criatividade. Usando cortadores de biscoito, você transforma algumas batatas, cenoura, pimentão e erva-doce em carimbos naturais. Use tinta de diferentes cores para as crianças poderem usar a criatividade e criar lindos desenhos. Não precisa ficar perfeito, afinal o grande charme dos carimbos naturais é explorar suas formas e texturas. Basta cortar pedaços que fiquem confortáveis para as crianças segurarem e pronto!
Massinha com purpurina: fábrica de cupcakes
Usando massinha colorida, dá para brincar de cozinhar, fazer cupcakes, por exemplo. Com outros materiais, é possível enfeitar os cupcakes. Essa é uma brincadeira que as crianças adoram por ser puramente criativa e eles poerem criar o que quiserem.
TEXTO ORIGINAL DE CATRACA LIVRE
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…