Em Doctor House, o protagonista disse que “todo mundo mente”, e embora você se considere a pessoa mais honesta do mundo, sem perceber, também também usa mentiras brancas sem dar-se conta quase todos os dias. É que todos os seres humanos são mentirosos, inclusive eu e você.
Listamos abaixo 10 curiosidades e fatos interessantes sobre as mentiras que você provavelmente não sabe e são 100% verdadeiros.
1. Nenhum detector de mentiras realmente funciona.
Por mais que sejam utilizados em alguns julgamentos, os resultados de detectores de mentira nunca foram positivos, já que as máquinas utilizadas não são eficazes em um percentual de confiança, e se a pessoa sabe como engana-las, não é difícil fazê-los acreditar que você está dizendo a verdade.
2. Todos mentimos pelo menos um vez por dia.
Você provavelmente não percebe isso, mas pelo menos uma vez por dia diz uma mentira sem se sentir culpado. A quantidade pode ser maior em algumas pessoas.
3. Começamos a mentir com dois anos.
As crianças são inocentes e transparente? Falso. Especialistas em psicologia infantil indicam que por volta dos dois anos, as crianças começam a mentir. Primeiro experimentam com algumas coisas absurdas, e, em seguida, identificam as mentiras que funcionam.
4. Mentir é uma ferramenta evolutiva.
Há vários comportamentos que herdamos de nossos antepassados e que poderíamos considerar como evolutivos, já que inicialmente eram necessários para a sobrevivência. No caso da mentira, os nossos antepassados usaram para formar grupos, manipular o resto e ser visto mais útil ou atraente. O resultado foi melhor cooperação entre os primeiros seres humanos. (Acredite, você tem muito mais chances de seguir um mentiroso do que um chato realista).
5. Mentimos mais quando estamos em apuros.
Quando temos pressa ou estamos em apuros tendemos a mentir mais facilmente e fazê-lo com mais naturalidade, já que não há tempo para pensar sobre as possíveis consequências.
6. Mentir te faz mais inteligente.
Mentirosos têm mais matéria cinzenta no córtex pré-frontal, porque são capazes de relacionar fatos e ideias que não são verdade, criando uma história plausível e que restante das pessoas consideram credível. (Manipuladores costumam ser inteligentes).
7. Janeiro é o mês que mais se mente.
As pessoas tendem a visitar ou conhecer uns aos outros durante as férias do fim de ano. Estas reuniões as pressionam a mostrar que o seu Natal ou Ano Novo foi bom e esteve cheio de coisas interessantes. Acredita-se que, em média, uma pessoa mente 217 vezes em janeiro, bem acima da média do resto do ano.
8. As pessoas com barba são consideradas mais honestas.
Não se sabe a razão, mas as pessoas tendem a acreditar mais em homens com barba do que naqueles que estão com ela raspada. Diferentes estudos demonstraram isso, sendo essa a razão pela qual você os verá protagonizando quase todo tipo de propaganda. (Por isso o Bin Laden tinha tantos fãs).
9. Mentimos sobre o que comemos e bebemos.
É muito comum dizer que comeu uma pequena porção e bebeu apenas um copo de vinho, embora o oposto tenha acontecido, uma vez que ambas as ações e excessos são considerados condenáveis pela sociedade.
O mesmo se aplica ao consumo de doces e junk food.
10. Os mentirosos acabam acreditando em sua própria mentira.
Aquelas pessoas que mentem muitas vezes acabam se enganando, passando a acreditar que suas mentiras são verdadeiras e não só um fragmento de sua imaginação. Os psicólogos sugerem que é mais fácil mentir para si mesmo do que para os outros.
TEXTO ORIGINAL DE A ARTE DE AMADURECER
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…
Entenda por que os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores devem usar equipamentos de proteção
Vinho, cerveja ou destilado: descubra a bebida ideal para cada ocasião e crie experiências inesquecíveis