A comunicação une ou separa pessoas. Ruído na comunicação é o principal fator gerador de brigas dentro de um relacionamento. Se os dois não tiverem dispostos a se ouvirem, se não estiverem dispostos à ouvir o que o outro sente. Se não tiverem dispostos a dizer o que sente, então o relacionamento pode estar datado. Aqui seguem 10 dicas minhas, como psicólogo, para melhorar a comunicação dentro de um relacionamento.
Toda briga nasce de uma conversa. Toda briga nasce de uma conversa em que um não quer falar sobre, e o outro precisa falar sobre. Se algo precisa ser dito na relação, então esse algo precisa ser ouvido.
Você consegue dizer que não gostou de alguma coisa que o outro fez, ou disse, sem usar palavras definitórias. Exemplo. Substitua o “Você é grosso (a)” para “Não gostei da forma como falou. Porque pareceu ríspido demais.”
Não é porque o outro apontou algo que não gostou, que significa que ele te acha uma pessoa ruim. É apenas uma situação. Se você se ofender, informe. E se te ofender com tudo, a ponto de te fazer se sentir mal avalie se não está em um relacionamento abusivo, ou se você tem problema de auto-estima e aceitação própria.
Não se apresse em responder só porque já se sentiu ofendido. Porque pode ser que o outro não tenha se explicado bem.
Caso não ficou muito claro, é pode não ter ficado mesmo, faça perguntas. Faça o outro se explicar melhor, explicar o ponto de vista.
Não faça joguinhos de vingança. Não tente “jogar verde” pra “colher maduro”. Seja objetivo!
Não ressuscite assuntos antigos. Não se aproveite da situação para falar de coisas que você não gosta no outro. Isso é angustiante e normalmente termina em briga. Aponte coisas que não gosta no outro em outra situação. Ouça o que ele está dizendo, e se posicione se não concordar.
Mantenha os seus valores, e se lembro do valor que aplica ao relacionamento. Eles não podem se perder por uma única situação. Lembre-se que tudo pode ser resolvido e diplomacia é importante em um relacionamento.
Não interrompa o outro no meio de uma frase. Algumas coisas só são compreendidas no final da sentença. Permita o outro concluir o raciocínio. Isso vai facilitar para você, caso perceba que o outro esteja equivocado e necessita de um novo entendimento. Enquanto o outro se explica ele pensa melhor na situação também, e isso contribui para a compreensão.
Se foque em como você se sente e comunique ao outro. Ele terá clara ideia de como suas palavras ou atitudes tem efeito sobre você.
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…