Foi-se o tempo em que psicologia era “coisa para louco” e que quem fazia análise era considerado desajustado. Atualmente, mais do que nunca, as áreas do conhecimento e estudos da mente são extremamente importantes e cada vez mais procuradas.
Assim, a psicologia – juntamente da psicanálise e psiquiatria – são assuntos que mexem com nosso interior de forma profunda e intensa e colocam-nos diante de temas conflituosos, que sempre nos fazem crescer e obter novos pontos de vista.
A lista é do Guia da Semana com 10 documentários incríveis sobre essas áreas que você deveria assistir. Confira:
O documentário é um prato cheio para os amantes do assunto. Nele, imagens raríssimas do pai da psicanálise, Sigmund Freud, e relatos dele e de Jung, descrevendo, inclusive, seu primeiro encontro. O som da entrevista de Freud para a BBC, suas últimas imagens e a trajetória da psicanálise estão nas cenas, que são por Elizabeth Roudinesco e Peter Gay, dois nomes super importantes da área.
Para quem não conhece, Jung foi um dos principais nomes da psicologia e da psicanálise. Trabalhou e estudou com Freud e, depois, seguiu seu caminho, criando suas próprias teorias – que são apresentadas nas cenas.
Assim como Freud, Lacan também foi um nome de extrema importância para o mundo da psicanálise e para os avanços nos estudos dessa área. Mais do que isso, partiu de pensamentos onde dizia que os psicanalistas pós-freudianos teriam se distanciado muito das teorias e propôs um retorno aos estudos do pensador. Assim, o documentário mostra não apenas a vida de Jacques Lacan, como o avanço de suas teorias e direcionamentos da psicanálise.
Se alguma pessoa ainda duvida do poder que uma análise tem, este é o primeiro documentário que deveria assistir. As cenas mostram a situação inicial de uma pequena garotinha e todo o andamento do seu processo de análise. Sem dúvidas, é um material rico, seja para ver o trabalho minucioso de um analista, a troca de amor que envolve uma análise e como as situações que consideramos perdidas podem sim ser revertidas.
O documentário, que conta com a participação de diversos neurocientistas, fala sobre as ações inconscientes do ser humano, nos mostrando como nosso corpo reage a esse processo e como o cérebro consegue, a partir disso, moldar nossas atenção e percepção.
O documentário tem a intenção de mostrar, em cenas reais, o que de fato é o autismo, suas diferenças e como as pessoas podem lidar com a doença.
A palavra esquizofrenia vem do grego e significa “um vão entre a mente e a alma” e o documentário traz uma pesquisa que diz que um a cada 100 norte-americanos sofrerá da doença. As cenas mostram diversas manifestações dos distúrbios psíquicos, fazendo com que consigamos enxergar este universo de uma forma nova e diferente.
O documentário fala sobre como antigamente os problemas emocionais eram escondidos e hoje são mais bem aceitos. Nas cenas, aborda o fato de que as pessoas precisam aprender a reconhecer suas emoções para que possam, então, aprender a lidar com cada uma delas.
O documentário trata um assunto sério, mas que nem sempre é visto como um sinal de perigo para os pais e cuidadores. Em forma de alerta para a sociedade, fala sobre como as crianças são o maior alvo das estratégias de marketing e quais são as consequências desse processo em suas respectivas vidas.
Em VIP’s, uma jornalista encontra Marcelo, um homem que se passou por político, policial, dono da GOL, repórter, olheiro da seleção, piloto e muito mais.
Bônus I
Curta mostra o poder e a beleza de ser analista.
Bônus II
O curta, feito pela Organização da Saúde, conta um pouco de como é estar com depressão, um dos males do século.
Texto orignial de O Guia da Semana
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!