Os assuntos psicológicos, psicanalíticos e psiquiátricos estão presentes em todas as relações e situações onde existam pessoas. Assim, é possível assistir a qualquer tipo de filme, série ou documentário com olhos das áreas psis. Entretanto, algumas séries tornam-se ainda mais intensas nesse quesito, trazendo questões pela visão profissional, com diferentes tipos de abordagem e a teoria saltando na tela de uma forma simplesmente incrível.
Um psicanalista, cinco casos, uma sessão por dia. Isso é o que se passa na série “In Treatment”, que foi inspirada em uma série de sucesso da TV israelense. Nela, Paul Weston possui um consultório dentro de sua própria casa e a cada episódio mostra uma sessão, inclusive a sua. A série não apresenta resoluções dos casos, o que nos coloca como voyeur, fazendo com que possamos acompanhar todo o processo psicanalítico do ponto de vista profissional e também do paciente. Com um roteiro tenso, prende a atenção do início ao fim.
A série é a versão brasileira de “In Treatment”, também baseada no seriado israelense Be Tipul. Dirigida por Selton Melo, produzida por Roberto D’Avila e exibida pelo Canal GNT, conta com atores incríveis como Maria Fernanda Cândido, Sérgio Guizé, Marina Lima, Maria Luisa Mendonça e outros.
A série televisiva americana traz as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras, no qual são os melhores. As mínimas expressões e gestos são interpretados por esses cientistas do comportamento, que prestam seus serviços para diversas entidades, como o FBI, a polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade que alguém pode estar escondendo.
Psi é também uma produção brasileira e conta a história do psicanalista, psicólogo e psiquiatra Carlo Antonini, que atende na cidade de São Paulo. Não bastasse uma ex-mulher, um filho e dois enteados, ele ainda se presta a investigar por conta própria, nas horas vagas, crimes e casos complexos. Seu alívio é discutir os contratempos da vida com sua vizinha e colega de profissão, Valentina, e o amigo coveiro, Severino.
Produzida pela FOX, a série conta a história do Dr. Jack Gallagher, um jovem psiquiatra brilhante que acaba de assumir a diretoria da área de saúde mental de um hospital e que tem métodos nada ortodoxos para tratar os seus pacientes, como também pouco respeito pelas regras estabelecidas.
A série é um drama sobre a mente humana, centrada no Dr. Daniel Pierce, um talentoso, excêntrico e paranoico neurocientista e professor que conhece a fundo a mente e os comportamentos humanos. Devido a sua grande inteligência e conhecimento, é recrutado por Kate Moretti, sua antiga aluna, para trabalhar como seu parceiro no FBI.
Huff conta a história de um psiquiatra de sucesso cuja vida muda bruscamente quando um cliente de 15 anos comete suicídio em seu escritório. Após anos de ajuda e a lidar com os traumas de seus pacientes, ele agora tem de lidar com o seu e, por isso, é forçado a reavaliar sua carreira e repensar toda a sua vida.
Fiona Wallice é uma terapeuta que põe em prática um novo método de terapia, a Web Therapy. Na sua opinião, a versão tradicional das terapias de 50 minutos dá margem para que os pacientes falem sobre coisas irrelevantes. Encurtando as sessões para apenas 3 minutos, ela espera resultados mais rápidos, já que, nesse caso o foco da consulta se volta para o que há de relevante. Suas sessões são feitas pela internet, através de webcams, e são gravadas na esperança de atrair investidores para tornar sua nova técnica uma opção de terapia em nível mundial.
A série é de suspense e focada numa equipe de elite do FBI cuja especialidade é analisar perfis de criminosos, para antecipar seus passos e evitar que eles voltem a atacar. Enquanto detetives comuns estudam as evidências de um crime, esta unidade analisa o comportamento do criminoso até chegar a uma lista de suspeitos. Eles investigam o crime de dentro para fora, ou seja, eles tentam pensar com a cabeça do criminoso.
Os episódios trazem os relacionamentos e vidas de três casais que estão passando por complicações. Cada casal vive uma fase diferente da relação amorosa e todos têm algo em comum: vão falar sobre seus problemas com a psicóloga May Foster, que também enfrenta suas próprias questões nos seus 43 anos de casamento.
LISTA ORIGINAL DO O GUIA DA SEMANA
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…
Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…
Manter o ambiente limpo e uma boa higienização, além de idas regulares ao médico, são…