Para quem gosta de psicologia e afins essa lista apresenta uma série de opções com as quais você poderá aprender e entender um pouco mais sobre a mente humana.
1. Necessary Roughness (2011)
A série conta a história de Danielle Santino, uma terapeuta durona que após o divórcio consegue um emprego em um time profissional de futebol americano. Sua carreira começa a decolar quando atletas, músicos, políticos e outras celebridades começam a requisitar seu trabalho. Ao mesmo tempo, ela precisa balancear sua profissão com os novos desafios de ser uma mãe solteira.
2. Em Terapia (2008)
Título original: “In Treatment”
Um psicanalista, cinco casos, uma sessão por noite. Baseada em uma série de sucesso da TV israelense, foi exibida em 43 episódios na HBO americana. Na série, o psicanalista Paul Weston (Gabriel Byrne) tem pacientes a semana toda, e quando chega sexta-feira é a sua vez de encarar o divã. Com o passar do tempo Weston ficou um pouco intolerante e suas reações podem vir a afetar a sua carreira.
3. Gravity (2010)
O suicídio é sempre um tema bastante polêmico de muito difícil de se retratar. A série conta as histórias de vida uma série de personagens, de uma forma dramática e ao mesmo tempo com um toque de humor, que frequentam o mesmo de grupo de apoio à sobreviventes de tentativas de suicídio.
4. Web Therapy (2008)
A série Web Therapy acompanha a história de Fiona Wallice (Lisa Kudrow), uma terapeuta que usa a internet como meio para tratar seus pacientes. Diferente das sessões tradicionais de 50 minutos, ela acredita que apenas 3 minutos são suficientes para tratar alguém de forma eficaz, já que o paciente foca naquilo que é importante. Mas, no fim das contas, ela sempre acaba falando dos seus próprios assuntos, sem deixar que os pacientes realmente falem sobre os problemas que os afligem e perdendo algumas noções de psicologia social.
5. Mentes Criminosas (2005)
Título original: “Criminal Minds”
Quando não existem mais provas para investigar uma sequência de crimes, o FBI aciona rapidamente a Unidade de Análise Comportamental, em Washington. Conforme vão descobrindo as motivações e a identidade dos criminosos, cada membro da equipe contribuiu com suas experiências para o caso, conseguindo assim fechar o cerco das investigações.
6. Diz Que Me Ama (2007)
Título original: “Tell Me You Love Me”
É uma série dramática da HBO que mostra os relacionamentos e vidas de três casais que estão passando por problemas de intimidade. Cada casal vive uma fase diferente da relação amorosa, mas todos têm algo em comum: vão falar sobre seus problemas com a psicóloga May Foster, que também enfrenta suas próprias questões com os seus 43 anos de casamento.
7. Tratamento de Choque (2012)
Título original: Anger Management (Estados Unidos)
Charlie é um terapeuta nada tradicional especializado em controle de raiva. Ele tem um escritório onde atende a cada semana seus pacientes, além de fazer um trabalho de caridade aconselhando um grupo de prisioneiros.
8. A Sete Palmos (2011)
Título original: Six Feet Under (Estados Unidos)
Uma história que uma mistura humor negro, surrealismo e drama, mostra o dia-a-dia da família Fisher, dono de uma luxuosa funerária de Los Angeles chamada inicialmente de “Fisher & Sons “. A série aborda o tema de uma maneira simples e divertida, sempre buscando mostrar o verdadeiro interior de seus personagens.
9. Lie to Me (2009)
Uma fantástica série que aborda o tema da verdade da mentira. Inspirada no caso real do Dr. Paul Elkman, acompanha a história de Dr. Cal Lightman (Tim Roth), um homem capaz de detectar, a partir dos gestos e expressões faciais, quando uma pessoa está mentindo. Ele e sua equipe de peritos prestam assistência a várias entidades governamentais e policiais nos seus mais difíceis e complicados casos.
10. Mental (2009)
Quando o Dr. Jack Gallagher – um psiquiatra jovem, radical e pouco ortodoxo – é nomeado o diretor de uma clínica de saúde mental em Los Angeles, ele transforma a instituição. Tudo muda quando Gallagher começa a aplicar sua própria metodologia aos pacientes: ele tem a habilidade de ver o que cada um guarda em sua cabeça, e realmente ver o mundo pelos olhos de seus pacientes. Claro que isso logo se torna um problema para todos que trabalham na clínica.
11. Awake (2011)
Um homem que vive em duas realidades: de um lado, a sua esposa que sobreviveu a um terrível acidente de carro; do outro, quem sobreviveu foi seu filho; em cada mundo, um dos amados está morto e várias coisas são diferentes. No entanto, elementos de uma realidade permeiam a outra, complementando-se, um tema que nenhum estudante de psicologia pode perder.
12. Perception (2011)
É um drama sobre a mente humana. A série é centrada no Dr. Daniel Pierce, interpretado por Eric MacCormack (o Will da série Will and Grace), um talentoso, excêntrico e paranoico neurocientista e professor que conhece a fundo a mente e os comportamentos humanos. Ele é recrutado por Kate Moretti, uma antiga estudante sua que agora trabalha no FBI, juntos eles vão ajudar na resolução dos mais diversos crimes.
13. Masters of Sex (2013)
Série adaptada da obra de Thomas Mailer, intitulada “Masters of Sex: The Life and Times of William Masters and Virginia Johnson, The Couple Who Taught America How to Love”, de 2010. A atração narra as vidas, romances e trajetórias pouco usuais de William Masters e Virginia Johnson, cientistas pioneiros no estudo da sexualidade humana.
14. Black Box (2014)
Black Box acompanha a vida de Elizabeth Black, uma neurocientista renomada que parece ter tudo, exceto pelo fato de ser constantemente assombrada por sua própria luta contra uma limitação mental: ela é bipolar. Porém, este não é o único segredo que ela mantém escondido de sua família e de seu noivo.
15. Psi (2014)
Psi foca em Carlo Antonini (Emilio de Mello), um psicólogo que ama os casos inusitados, apostilas de psicologia e os desafios que eles representam. Filmada em São Paulo, a série não apresenta somente casos clínicos, mas também questiona temas existenciais do mundo moderno. Psi é baseada nos livros do psicanalista italiano radicado no Brasil, Contardo Calligaris, também colunista da Folha de São Paulo.
TEXTO ORIGINAL DE DOCSITY