Os filmes podem promover e refletir sobre uma maior conscientização pública da saúde mental; e nesse sentido há vários bons filmes que fazem um retrato sensível e honesto sobre o tema. Infelizmente, na mesma medida, há muitas produções cinematográficas que caem no estereótipo e ajudam a aumentar o estigma sobre o tema.
Confira a nossa lista com 3 ótimos filmes que abordam transtornos psicológicos para assistir agora mesmo e 3 filmes para passar longe.
Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.
Um filme sensível, esclarecedor e com uma mensagem de otimismo para pessoas que também vivem reféns da anorexia. Vale a pena ver!
Depois de uma fase difícil de sua vida, Pat Solitano Jr. está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los.
Um retrato fiel sobre o Transtorno Bipolar e ao mesmo tempo um filme leve e esperançoso.
Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.
Um filme bem roteirizado, bem dirigido e bem encenado que conta a história de uma mulher que revolucionou os tratamentos psiquiátricos. Imperdível!
O filme retrata um hospital psiquiátrico destruidor de almas, onde o enérgico condenado RP McMurphy (interpretado pelo ator Jack Nicholson) finge insanidade para escapar da prisão convencional.
A dramática representação do tratamento do paciente, especialmente as brutais sequências de terapias de choque elétrico, teve um impacto amplo sobre a sociedade e ajudou a alimentar o estigma atrelado aos tratamentos mentais.
No filme Atração Fatal (1987), a indicada ao Oscar Glenn Close se transforma de uma mulher de carreira a amante rejeitada a assassina vingativa. Close refletiu lucidamente sobre seu personagem em uma entrevista de 2017 ao The New York Times (“ela é considerada mais vilã do que uma pessoa que precisa de ajuda, o que me surpreende”). Na mesma entrevista, o ativista de saúde mental Patrick Kennedy acrescentou, na presença de Close:
“Honestamente, aquele personagem provavelmente contribuiu para a estigmatização de pessoas com transtornos mentais mais do que qualquer outra coisa. É um filme muito influente. E infelizmente, Glenn fez um ótimo trabalho”.
Em Réquiem para um Sonho (2000), baseado no romance de 1978 de Hubert Selby Jr., uma dona de casa do Brooklyn, seu filho e seus amigos se tornam mental e fisicamente destruídos por seus respectivos vícios em substâncias químicas.
Este filme não é recomendável para aqueles que vivem problemas parecidos por oferecer um retrato pessimista. Vícios são problemas graves sim, mas é possível se recuperar.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de BBC.
Fotos: Divulgação.
Richard Batista quer que a ex-esposa lhe dê o rim de volta ou lhe pague…
Você já notou que, durante uma conversa, algumas pessoas piscam mais do que o normal?…
Um filme delicioso que resgata vários elementos das charmosas comédias românticas que alçaram Julia Roberts…
Os caça-níqueis ocupam uma posição de liderança entre todos os jogos de cassino on-line devido…
A britânica Emma Flint, de 32 anos, viralizou nas redes sociais ao relatar a sua…
O humorista de 30 anos resolveu se internar em uma clínica psiquiátrica no interior de…