Um momento tão esperado para qualquer mamãe e papai é quando o bebê começa a pronunciar as primeiras palavras, é tudo uma melodia para eles! Mas, para que o discurso de seu bebê se desenvolva adequadamente, você deve estar ciente de que o papel e a interação do bebê com seus pais são cruciais para melhorar a fala.
Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem da criança. Estudos mostram que as crianças cujos pais costumam ler para eles e conversar muito com eles nos primeiras idades da infância têm um vocabulário muito maior e melhor gramática do que as crianças que não tiveram a oportunidade de ter seus pais lendo-lhes histórias.
Para isso, então você poderá encontrar algumas atividades para que você possa fazer com seu bebê a partir de agora e dessa forma você está ajudando-o a desenvolver a fala e também a fortalecer seu vínculo emocional.
Fale com ele
Seu bebê precisa ouvi-la o tempo todo para que possa começar a entender o idioma. A melhor coisa que você pode fazer é falar sobre tudo o que você está fazendo, o que está acontecendo ou o que vai acontecer. Não é necessário que você fale o tempo todo, mas a maior parte do dia, você também pode falar normalmente para explicar as coisas, por exemplo, você pode dizer coisas como: “Agora vamos tomar um banho, a água está boa o suficiente”, quando você tem secá-lo, você pode dizer: “Agora que secamos com a toalha, vamos nos vestir e depois passear”.
Este é apenas um exemplo, mas você pode narrar tudo o que está acontecendo com você durante o dia. Mesmo se você acha que seu bebê não está a ouvir ou não entender o que você diz, é muito importante que você faça porque você é você ajudando a desenvolver o seu discurso, e também … o bebê gosta de ouvir a sua voz, é o seu som favorito e mais tranquilizador!
Leia-lhe histórias
Nunca é cedo demais para começar a ler para o seu bebê. Se você quer incentivar a leitura para seu filho, então não economize na quantidade de tempo que você anda lendo com ele e à medida que cresce. Além de incentivar um bom hábito do seu filho e ele encarar a leitura como uma atividade de lazer, você estará ajudando a melhorar seu vocabulário para aprender novas palavras, para melhorar a concentração, atenção e memória.
Você pode começar por ler livros simples para os bebês e até mesmo imaginar histórias para contar à medida que cresce. É ideal para criar uma rotina de um tempo de história com o seu filho ou ir a bibliotecas para ajudá-lo a melhorar o seu amor pela leitura.
Cantar
Os bebês adoram as música, porque elas têm ritmo além entretê-los. Além de fortalecer o vínculo com seu bebê, você estará ensinando através de canções sobre o mundo em torno dele e ritmo da linguagem. Ele vai amar sempre ouvi-la cantar em sua cabeça e começar a reter o vocabulário de músicas para usá-lo mais tarde.
Se você não conhece músicas infantis, pode pesquisar online ou comprar um CD que tenha canções de ninar para poder cantar para seu bebê todos os dias. Seu bebê vai adorar e vai te dar mais que um sorriso.
Repita bem as palavras
Quando seu bebê começar a falar e repetir as primeiras palavras, é muito importante que você não brigue ou o critique quando ele diz as palavras incorretamente, isso é normal e precisa de seu apoio e compreensão para poder dizê-las corretamente.
Portanto, em vez de criticar, você deve repetir as palavras corretamente para que ele possa ouvir como elas são ditas, você ficará surpresa em como ele irá melhorar as palavras ouvindo-as e sentindo-se motivado a se comunicar com você.
Artigo extraído e adaptado por A Soma de Todos os Afetos, do site Eresmamá
Imagem de capa: pexels
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?