COMPORTAMENTO

5 dicas (cientificamente comprovadas) para se sentir mais confiante

Por Humberto Abdo

Manter a segurança no trabalho e na vida pessoal sempre exige algum esforço e a tarefa pode parecer bastante difícil em certas ocasiões. Mas a confiança, apesar do que muitos acreditam, é algo que pode ser conquistado e reforçado com pequenas atitudes, praticadas em diversos momentos: pouco antes de uma importante entrevista de emprego ou quando estiver se sentindo pouco otimista sobre algum desafio, por exemplo.

Separamos cinco dicas para melhorar a autoconfiança sempre que precisar:

1 – Relembre momentos de confiança
A nota 10 em um trabalho da faculdade, o discurso feito na formatura ou aquela entrevista de emprego que deu certo: segundo um estudo publicado no periódico Journal of Experimental Social Psychology, relembrar os momentos em que você esteve verdadeiramente confiante pode ajudá-lo a se sentir mais determinado e, como resultado, mais confiante.

2 – Aprenda um novo idioma
Estudar outra língua ou praticar atividades que melhoram as habilidades cognitivas pode aumentar sua satisfação pessoal, segundo estudo publicado pelo Departamento de Negócios, Inovação e Competências do Reino Unido. A pesquisa afirma que aulas de arte ou idiomas, por exemplo, diminuem as chances de ficarmos deprimidos, o que consequentemente impulsiona a autoconfiança e ajuda a aumentar as aspirações pessoais.

3 – Analise seu guarda-roupa
A ideia de estar “vestido para o sucesso” parece ter algum sentido: pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram, em um experimento, que voluntários vestidos com um jaleco branco de médico — peça de roupa associada a qualidades como inteligência e proteção — demonstram melhor desempenho em diversos testes. O estudo sugere que aquilo que você veste pode afetar diretamente seu nível de segurança e confiança durante atividades profissionais.

4 – Inspire-se em sua celebridade favorita
No lugar de se sentir inadequado ao observar a beleza e talento de algum famoso, o exercício de relacionar essas características consigo mesmo pode ajudar a construir mais confiança. Um estudo publicado na revista Personal Relationships mostrou que, quando pessoas com baixa autoestima descrevem qualidades positivas que enxergam em suas celebridades favoritas do mesmo sexo e nelas mesmas, é comum se sentirem mais confiantes para desenvolver melhor algum atributo pessoal.

5 – Corrija a postura
A postura correta é marca registrada da confiança e pesquisas também comprovam isso: um estudo publicado pelo periódico Psychological Science afirma que manter uma postura ereta e “expansiva” faz com que você se sinta automaticamente mais seguro. Em uma palestra do TED Talks, a psicóloga Amy Cuddy também explica que, ao corrigir sua postura, os níveis de testosterona tendem a subir e os de cortisol — associado ao estresse — diminuem. Para promover essa mudança, Cuddy sugere manter uma pose tipicamente confiante por dois minutos pouco antes de passar, por exemplo, por uma importante entrevista de emprego.

Imagem de capa: Shutterstock/Rawpixel.com

TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago