Parar de ser orgulhoso não é fácil para uma pessoa que não está acostumada a pedir perdão. Bem, por engano, você pode acreditar que fazer isso significa se humilhar, prostrando-se aos pés dos outros e perdendo sua dignidade.
Portanto, apesar de que pedir desculpas e pedir perdão possa parecer uma habilidade simples, é realmente bastante complexo e difícil para todas aquelas pessoas orgulhosas. Se você quiser parar de ser orgulhoso, hoje vamos dar algumas dicas que irão melhorar seus relacionamentos e permitir que você se sinta melhor com você mesmo.
Muitas vezes, as pessoas orgulhosas têm uma autoimagem muito idealizada que os faz pensar que pedir perdão significa falhar. Dessa forma, eles se recusam a fazê-lo porque consideram que eles deixariam de ser perfeitos. No entanto, somos todos seres humanos, cometemos erros e nos enganamos.
Para deixar de ser orgulhoso, você deve abraçar à imperfeição, permitindo-se ser mais flexível e amoroso consigo mesmo. Não é necessário que você exija muito. Aqui estamos perfeitamente imperfeitos. Essa é uma das mais importantes dicas para deixar de ser orgulhoso.
Às vezes, o orgulho pode torná-lo menos empático, isto é, colocar um véu grosso que o leve para longe da compreensão do que os outros sentem. No entanto, se você mover esse véu por medo de falhar e não ser perfeito, você perceberá como outras pessoas precisam do seu perdão. Além disso, você vai se ver a si mesmo.
Quando alguém comete um erro, agradecemos que eles o reconheçam e sinceramente peçam desculpas. Sente-se muito bem. Por que você não tenta?
Talvez, sem estar acostumado, você não saiba por onde começar a pedir desculpas a alguém. Portanto, se você se sentir mais seguro, escreva suas desculpas. Essa é outra das grandes dicas para deixar de ser orgulhoso. Você também não precisa se estressar demais. Você verá que, se você deixar sua mão escrever, ela irá guiá-lo para as palavras corretas e sinceras, e que terá o efeito desejado.
Não é necessário que você se estenda demais, já que um simples “Me arrependo de como eu lhe falei, fiquei bravo com meu chefe e eu descontei em você, desculpe”, basta. No entanto, ter escrito e refletido sobre suas desculpas permitirá que você se familiarize com o pedido de perdão e se sinta muito mais seguro no momento de expressá-lo.
Muitas vezes, mesmo tendo feito as etapas anteriores, encontramos uma nova barreira que nos impede de dizer “Sinto muito” com liberdade, e sem sentir que vamos sofrer fazendo isso. A vergonha é um dos sentimentos mais limitantes que impede que você faça algo que você quer, mas que o bloqueia e evita.
Portanto, é necessário que, para deixar de ser orgulhoso, reflita sobre essa vergonha. Talvez seja uma ferramenta para continuar sendo orgulhoso, ou algo que você tem arrastado há muito tempo.
Para deixar de ser orgulhoso, o último passo que você deve tomar é poder se ver como se fosse uma testemunha da situação em que se encontra. De fato, uma das melhores dicas para deixar de ser orgulhoso é se olhar do lado de fora. Pense o que faria se visse um amigo seu agindo assim. O que você diria? O que você recomendaria? Você acha impossível o fato de pedir desculpas a alguém?
Quando adotamos uma nova perspectiva, muitas coisas mudam. Então observe o que você sente e como você age para perceber as crenças e motivos que impedem que você peça perdão. Talvez você perceba que suas limitações foram o resultado de experiências negativas que foram deixadas para trás. Agora é a hora de aprender.
Você está perto de alguém que é muito orgulhoso? Você é orgulhoso? Estar ciente disso e enfrentar os medos que se aproximam de você toda vez que você tem que se desculpar ou pedir perdão por algo que você fez vai fazer você sair desse circuito cheio de insegurança.
Todos, em algum momento, ficamos orgulhosos. No entanto, o segredo é saber como admitir falhas e dar às outras pessoas as desculpas que merecem. Coloque-se em seu lugar, lembre-se de algum momento em que alguém se desculpou com você, e faça isso sem mais demoras. Você verá o quão bem você vai se sentir e o quanto você vai aprender.
Imagem de capa: Shutterstock/one line man
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…
Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…
Manter o ambiente limpo e uma boa higienização, além de idas regulares ao médico, são…
Este filme que emocionou plateias do mundo todo e fez bonito no Oscar 2023 chega…
Um estudo publicado recentemente sugere que a posição em que você dorme pode impactar diretamente…
"Tê-lo comigo é simplesmente uma prova do amor de Deus”, afirmou a mãe.