Por Amanda Cruz
Nosso corpo manifesta suas necessidades a partir de sensações. Por exemplo, quando gastamos muita energia, o alerta que ele dá para pararmos é pelo cansaço. Ou quando ficamos muito tempo sem comer, começamos a sentir fome e esse é o alerta de que está na hora de nos alimentarmos, caso contrário pode acontecer de manifestarmos sintomas como fraqueza, dor de cabeça mal-estar e tantos outros problemas.
Nosso emocional também manifesta suas necessidades por meio de sentimentos, como tristeza, alegria, raiva, tranquilidade e revolta. Quando não damos atenção às suas necessidades, nossa saúde física e psicológica é afetada.
Todos nós já passamos por momentos em que tivemos que esconder nossas emoções. O problema é quando isso se torna regra. “Para algumas pessoas é difícil expressar o que estão sentindo, principalmente quando se trata de emoções e sentimentos considerados ruins, pois imaginam que a exposição destes pode acarretar em consequências negativas”, conta a psicóloga Ghina Machado.
Geralmente os sentimentos são sufocados com a intenção de evitar conflitos e numa tentativa de mostrar que está tudo bem. Mas pode acontecer de as coisas saírem do controle. “O problema merece atenção quando interfere no bem-estar da pessoa que está se reprimindo e quando interfere de forma negativa nas suas relações. Além disso, pode ser prejudicial de forma a contribuir para o desenvolvimento de doenças físicas e transtornos mentais”, destaca a especialista.
A psicóloga Marilene Kehdi destaca ainda que essa repressão de sentimentos pode, inclusive, “alterar negativamente toda a fisiologia e funcionamento dos órgãos, fragilizando o estado imunológico e prejudicando a concentração e a atenção”. Abaixo, veja outros sintomas que podem indicar que você está guardando demais os seus sentimentos, de acordo com a psicóloga Ghina:
1. Lapsos de memória
O estado emocional diante de alguma situação pode afetar a capacidade de memorizar alguns detalhes, ajudando a lembrar melhor desse evento ou, justamente o contrário, inibindo algumas lembranças.
2. Fadiga mental
Considerando que a fadiga mental corresponde a uma falta de energia acompanhada de tensão mental ou estresse, suprimir sentimentos pode provocar fadiga mental sim. Esse problema também pode ser decorrente de outras questões psicológicas, como ansiedade, estresse, depressão e sentimento de culpa.
3. Insônia
A insônia está relacionada à dificuldade em se desapegar do controle consciente e, partindo desse princípio, os pensamentos, preocupações e sentimentos mal resolvidos contribuem para manter o estágio de vigília, atrapalhando o sono.
4. Pressão alta
Nossas emoções estão diretamente relacionadas à atividade fisiológica. Reprimir emoções pode gerar estresse, o que acarreta em maior taxa de atividade cardiovascular, podendo impactar diretamente na pressão arterial.
5. Ganho de peso
A maneira como nos alimentamos está muito ligada às questões emocionais. Se existe dificuldade em lidar com alguns sentimentos, ingerir alimentos em excesso pode ser uma forma de compensar tal dificuldade, buscando prazer por meio da comida, o que pode acarretar em ganho de peso.
Imagem de capa: Shutterstock/Jaromir Chalabala
TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?