PSICOLOGIA CLÍNICA

7 dicas para saber quando ir ao psicólogo

Por Renato Rosa e Simone Nascimento

Quando algumas coisas parecem não se “encaixarem” muito bem em sua vida, pode ser o caso de você considerar a ajuda de um profissional. O fato é que hoje o tabu de se procurar um especialista em saúde mental somente quando se acredita ter algum transtorno grave foi quebrado. Sendo assim, buscar manter o equilíbrio entre saúde física e mental/emocional, tem sido cada vez mais comum.

E como saber se é hora de procurar um Psicólogo? Talvez estas 7 dicas possam te ajudar:

1 – NINGUÉM ME ENTENDE

Às vezes nem mesmo seus amigos mais próximos te entendem. Parece que nenhuma conversa te mostra o caminho que você realmente poderia seguir, parece que, por mais que você explique, ninguém pode te compreender como você gostaria, sem julgamentos. Se não vê mais opção, tome coragem e procure a ajuda de um profissional.

2 – NADA PARECE “ANDAR”

Você sente que já fez de tudo, já tentou de tudo, mas nada dá certo, as coisas não vão para frente. Quando acreditar que já utilizou todos os artifícios, calma! Ainda faltam muitos!  Um profissional preparado como o psicólogo irá lhe auxiliar muito.

3 – ESTOU À “FLOR DA PELE”

Sente-se como uma bomba-relógio prestes a explodir a qualquer momento? Sente uma dor no peito e se altera por nada? Quando percebe, já “chutou o balde” por motivos que podem parecer mínimos? Pensar que não tem solução é normal, converse com alguém preparado.

4 – CADA DIA UMA DOR DIFERENTE

Definitivamente o corpo fala! A ansiedade e outras perturbações emocionais podem gerar distúrbios físicos. Você percebe que a cada dia surge uma nova dor, um novo desconforto? O equilíbrio exige mente e corpo sãos. Pode estar na hora de buscar a ajuda de um Médico ou Psicólogo, ou quem sabe, dos dois.

5 – NÃO TENHO VONTADE DE FAZER NADA

Ter esta sensação é normal, somos seres humanos. O que não é normal é ceder a ela. Somos seres para ficar de pé, em movimento! Deitar o dia inteiro não é produtivo. Procure ajuda, levante-se! O primeiro passo precisa ser dado.

6 – EU NÃO PRECISO DE PSICÓLOGOS

Você está certíssimo! Se está com a sua vida sob controle, consegue lidar perfeitamente com suas emoções, seus conflitos internos e externos é porque alcançou excelência, é estável. Mas se algo não estiver bem, sente que tem dificuldades com determinados relacionamentos ou situações, que algumas emoções parecem te dominar e fazer com que as coisas que fogem de seu controle lhe causem sofrimento, um profissional pode sim ajudar.

7 – NÃO TENHO TEMPO PARA ESSAS COISAS

Todos temos 24 horas por dia. Por que o dia de algumas pessoas parece render mais que o de outras? O que ocorre com o seu tempo, que nem tempo tem? Tem tempo para si mesmo? Se você mesmo não faz parte do seu planejamento, algo pode estar desalinhado, cuide-se!

Fundadadores da Congressos Online Digital

Adaptado por Ane Caroline G. Janiro via Psicologia Acessível

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Share
Published by
Psicologias do Brasil

Recent Posts

Cada vez mais pessoas se declaram “abrossexuais”; entenda o que isso significa

A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…

29 minutos ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

21 horas ago

Filme arrebatador de Almodóvar tem um dos finais mais surpreendentes do cinema

Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…

23 horas ago

Na Netflix: O filme com Tom Cruise que você certamente deixou passar, mas merece seu play

Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…

3 dias ago

Filme excelente na Netflix baseado em obra de Stephen King vai fazer seu coração pulsar mais rápido

A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!

3 dias ago