Manter os alimentos frescos por mais tempo é uma tarefa desafiadora que acontece em qualquer cozinha, especialmente para quem está buscando reduzir o desperdício e economizar mais. Podemos dizer que pequenas mudanças na maneira como armazenamos e manuseamos os alimentos podem fazer uma enorme diferença na durabilidade deles, sejam frutas, verduras, legumes, carnes ou grãos.
Uma das causas principais para o rápido apodrecimento dos alimentos está principalmente relacionada ao ambiente em que ele é armazenado. Por isso, é importante entender as necessidades específicas de cada tipo de alimento e pensar que práticas simples, como, por exemplo, utilizar recipientes adequados, podem contribuir para prolongar a vida útil dos alimentos.
Além disso, hoje em dia, é vital investir em equipamentos que realmente fazem a diferença quando o assunto é armazenamento, e aqui estamos falando das geladeiras. Existem diferentes modelos no mercado, que possuem diferentes funções e opções de armazenamento. Contudo, o mais interessante é procurar uma geladeira que não acumula gelo. Isso porque ela fará o resfriamento da maneira correta.
Para entender ainda mais sobre o assunto, você confere abaixo uma lista com sete estratégias que vão te ajudar a manter os alimentos frescos por mais tempo em casa.
1 – Organize a sua geladeira de maneira inteligente
Caso você não saiba, cada parte da sua geladeira tem uma temperatura ideal para os diferentes tipos de alimentos. Por isso, comece esse melhor armazenamento sabendo disso, carnes e peixes, por exemplo, devem ser guardados nas prateleiras inferiores, já frutas e verduras, nas gavetas inferiores. Produtos como queijos e outros laticínios devem ser armazenados nas prateleiras superiores.
2 – Lave e seque os vegetais antes de armazenar
Higienizar corretamente os seus vegetais também contribui para que eles durem mais, isso vale também para frutas e legumes. Além disso, depois de lavar, seque-os muito bem, pois, quando molhados, tendem a estragar mais rapidamente, e não é isso que você quer que aconteça.
3 – Use recipientes adequados
Ao invés de manter seus alimentos frescos nas embalagens originais, o mais recomendado é que você os transfira para potes herméticos. Isso evita que eles tenham contato com o ar, o que também reduz a umidade, o risco de contaminação e faz com que eles durem muito mais tempo. Isso vale para praticamente todos os alimentos, principalmente se você é uma pessoa que gosta de cortar as frutas e ter tudo a mão rapidamente.
4 – Congele o que não vai ser usado a curto prazo
Congelar os alimentos que não vão ser usados rapidamente é uma ótima maneira de preservá-los. Para deixar o processo mais fácil, divida-os em porções menores, isso facilita muito na hora de descongelar, e não se esqueça de fazer isso assim que os alimentos estiverem disponíveis na sua geladeira ou fruteira. Um ótimo exemplo é a banana, que pode ser congelada para durar mais. Basta fazer isso com ela sem a casca e reservar em potes que podem ir ao congelador.
5 – Armazene grãos e farinhas corretamente
Os grãos e as farinhas devem igualmente ser armazenados corretamente, afinal, eles também podem estragar caso sejam guardados da maneira errada. Mantenha-os em recipientes bem fechados, e caso seja possível, em locais frescos, escuros e longe da umidade. Tudo isso evita principalmente a infestação de insetos.
6 – Aposte em sacos reutilizáveis e tecidos encerados
Procurar novos métodos de armazenamento também é muito válido. Sacos de algodão ou tecidos encerados são ótimas opções para embalar principalmente vegetais. Isso porque eles ajudam a manter a umidade ideal para os alimentos e também prolongam o quão fresco ele está, o que é ótimo.
7 – Faça rodízio de alimentos
Fazer um rodízio de alimentos é uma excelente dica para quem quer armazenar corretamente os alimentos e também utilizar tudo o que tem à disposição. Coloque os alimentos mais antigos na parte da frente do armário e da geladeira e os recém-comprados na parte de trás. Dessa maneira, você usa tudo na ordem mais correta e evita que algum alimento acabe estragando.