O cansaço emocional, o esgotamento interno e a perda progressiva de nosso humor deriva muitas vezes das conhecidas sobrecargas físicas que tanto limitam nossa qualidade de vida. Melhorar o humor não é fácil quando estamos submetidos a altos níveis de estresse, quando somos incapazes de estabelecer prioridades ou quando nosso contexto social e pessoal é muito opressivo.
Não é simples, sabemos, nem será obtido em uma semana.
No entanto, qualquer pequena mudança cotidiana pode nos ajudar a mudar perspectivas, a melhorar a química cerebral para que, pouco a pouco, haja a presença das dopaminas ou endorfinas. Para começar a notar melhorias, oferecemos 7 bons conselhos para você se sentir um pouco melhor tanto por dentro quanto por fora.
São pequenos passos que, dia após dia, podem dar lugar a grandes conquistas.
Pode parecer uma bobeira, porém, algo como “nos presentear” 5 minutos de descanso a cada 1 hora e meia nos permite várias coisas.
Para isso, faça o seguinte:
É possível que muitos de nossos leitores não estejam de acordo com este conselho. Como conseguir acordar, se não começarmos o dia com uma boa xícara de café?
Com o chocolate ocorre o mesmo que com o café.
Se queremos mais energia e, além disso, melhorar nosso humor, o melhor é consumi-lo no meio da manhã ou no meio da tarde, uma hora depois de ter comido.
O ideal é que, ao longo do dia, você possa tirar pelo menos uma hora de silêncio, de calma e de um relaxante contato com a natureza. Se não for possível, basta sair para caminhar durante uma hora. Trata-se somente de dedicar tempo, um intervalo de paz e equilíbrio para relaxar a mente, para estabelecer uma distância entre o rumor das pressões externas e seu ser interior.
Não deixe de se presentear com estes momentos de calma; são muito terapêuticos e melhoram o humor de forma notável.
A acupressão é uma técnica tradicional chinesa que busca aliviar dores ou estimular o funcionamento de nossos órgãos através de distintos pontos de pressão em nosso corpo. Você não perde nada em testá-la, trata-se somente de massagear diferentes áreas para ver como reagimos. A ideia é relaxar, aliviar as sobrecargas, dores e nos sentir melhor.
Exerça uma pressão moderada durante alguns minutos para sentir alívio.
Em certos casos, assim como indicamos no início, basta fazer uma pequena mudança para conseguir um bom resultado. Nosso humor depende de muitos fatores. Às vezes é pelo estresse, por alguma doença como, por exemplo, o hipotireoidismo, por um simples aborrecimento ou por estarmos muito presos à rotina.
Qualquer estímulo é um motivador para o cérebro, e isso pode melhorar o humor.
As gorduras monoinsaturadas, como as procedentes dos ácidos graxos ômega 3 ou 6, nos ajudam a estabilizar o nível de açúcar do sangue, a queimar gordura e a cuidar de nossa saúde cerebral e cardíaca. Alimentos como o abacate, o azeite de oliva, as nozes, os ovos ou o salmão também são maravilhosos para melhorar nosso humor.
Lembre-se de que comer bem e escolher alimentos capazes de melhorar nossos níveis de serotonina é o melhor passo para nos sentirmos melhor no dia a dia.
Imagem de capa: Shutterstock/mimagephotography
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…