Por Flora Paul
iemoji.com / Via iemoji.com
Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, a especialista Denise Gimenez Ramos, professora da pós-graduação da Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), explica: “Ter saúde mental tem a ver com equilíbrio: não estar nem muito eufórico, nem muito deprimido”. É normal se alterar com as surpresas da vida, mas conseguir voltar a um ponto de equilíbrio é muito importante.
iemoji.com / Via iemoji.com
Além de ser muito gostosinho, é importante para a sua saúde. “Durante o sono você repõe os hormônios do cérebro”, diz Denise. As pessoas precisam, em média, de oito horas de sono.
iemoji.com / Via iemoji.com
Seja uma grande barra ou algo que não deveria ter tanta importância, é difícil lidar com problemas. Para isso, a psicóloga sugere um exercício: analise como se você estivesse vendo a situação em um filme. “Pense: o está acontecendo? Qual a melhor saída pra isso?”, diz Denise. Este distanciamento te ajuda a manter um equilíbrio.
iemoji.com / Via iemoji.com
Analise: o que você faz que aumenta seu amor por você mesmo? E o que você faz que te faz gostar menos de você? “A autoestima é uma bússola e toda vez que você a segue, se dá bem em termos de saúde mental”, diz a psicóloga Denise.
iemoji.com / Via iemoji.com
“Estar com pessoas te deixam à vontade e com quem você pode falar o que quiser, com amigos que te dão apoio, é muito importante”, diz Denise. Manter relacionamentos – não pense só no amoroso – que te deem acolhimento são imprescindíveis. “Pessoas com amigos e relacionamentos amorosos estáveis vivem mais tempo e adoecem menos”, afirma a psicóloga.
“Você recebe informações que nem percebe durante o dia, a sua consciência não está captando, mas seu cérebro sim. À noite isto pode aparecer através dos sonhos. Se você tem problemas que não sabe como resolver, o sonho pode te dizer”, diz Denise. É um ótimo exercício mental, afirma a psicóloga.
iemoji.com / Via iemoji.com
“Meditar é uma forma de manter o equilíbrio e entrar em contato consigo mesmo”, diz a psicóloga. Existem escolas de meditação, atividades em parques e até aplicativos que podem te dar ajudar a começar.
iemoji.com / Via iemoji.com
Seja ouvir um amigo ou ajudar causas maiores. “Pessoas que vivem bem tem muita empatia e compaixão”, diz a psicóloga. “Sabe o que dá muito bem estar? Fazer o bem ao próximo. Não é se sacrificar pelos outros, mas quando você faz algo pelos outros, você também se sente bem”, diz Denise.
iemoji.com / Via iemoji.com
É comum se dedicar tanto à vida profissional que você sente que não tem tempo para nenhum outro aspecto da vida. Isso é muito ruim. “Cumprir seus deveres e ter zero prazer vai te levar a uma estafa”, diz Denise.
Marque coisas com você, mesmo que seja fazer absolutamente nada por uma horinha do seu dia, e não desmarque. Você não cancelaria uma reunião de trabalho, então não cancele com seu momentos de prazer!
Imagem de capa: Shutterstock/Roman Rvachov
TEXTO ORIGINAL DE BUZZFEED
Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…
“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…