Em 1989, uma professora da Oxford Middle School, no Mississippi (EUA), criou uma tarefa lúdica para sua turma da sexta série. Cada um dos alunos teve que escrever um bilhete contendo nome, endereço e uma mensagem, e o selou em uma garrafa com um tampão de cera. A garrafa posteriormente foi lançada no rio Little Tallahatchie.
A professora Martha Burnett usou a atividade para ensinar geografia aos alunos. Ela lhes explicou que as garrafas podiam flutuar pelo sistema do rio Delta direto para o poderoso rio Mississippi.
Uma das garrafas foi encontrada no final da década de 1990, o que é bastante extraordinário, mas em 2022, uma segunda garrafa foi encontrada.
No Canal de Desvio do Rio Yazoo, em Vicksburg, Mississippi, a quase 500 km de Oxford, Billy Mitchell estava inspecionando um barco quando teve um vislumbre de um vidro verde na água. Ele pegou a garrafa e cuidadosamente removeu o bilhete usando espetos de churrasco.
“Fiquei chocado e animado”, lembrou Billy. “Já tinha ouvido falar de mensagens em garrafas, mas nunca pensei que encontraria uma aqui no canal.”
O bilhete estava em frangalhos, mas eles conseguiu decifrar algumas palavras, incluindo a data e a origem.
Brad Babb, Diretor de Segurança e Conformidade da empresa Big River, viu o bilhete quando Billy o levou ao escritório. Eles ficaram empolgados e Brad imediatamente decidiu “brincar de detetive” para encontrar a criança que escreveu aquela mensagem há 33 anos. Ele compartilhou uma foto do bilhete nas redes sociais da empresa.
Não demorou muito para que os legítimos proprietários do bilhete se apresentassem.
“Esse era meu filho!” escreveu Melanie Dahl em um comentário no Facebook.
A mensagem foi escrita pelo filho de Melanie e Eric Dahl, Brian Dahl, quando ele tinha apenas 11 anos. Brian era um atleta que já tinha vencido um câncer, mas faleceu após sofrer um acidente em casa quando tinha apenas 29 anos.
Todos os envolvidos ficaram arrepiados quando perceberam que a mensagem de Brian havia viajado mais de 480 km em 33 anos.
“Foi como uma voz vinda do céu”, disse Billy. “Ele está cuidando de seus pais. Acho que isso foi um sinal de que ele está cuidando deles.”
Os pais de Brian concordam com Billy.
“É como algo em um romance de ficção ou algo que você vê na TV”, disse Eric. “Ver a caligrafia de Brian de quando ele tinha 11 ou 12 anos foi milagroso.”
Depois que o choque inicial passou, Melanie e Eric providenciaram que a mensagem chegasse até eles.
Brian era inteligente e tinha um grande senso de humor. Melanie acha que seu filho estaria “se divertindo muito com isso”.
Os trabalhadores da empresa Big River Shipbuilding também ficaram emocionados com a experiência. Brad diz que passou quase uma hora no telefone com Eric após a descoberta, e ele pode dizer o quanto encontrar a garrafa significa para eles. A família Dahl logo organizou uma viagem à empresa para resgatar esse pedaço da história de sua família e agradecer aos trabalhadores que fizeram tudo acontecer.
“Algo muito profundo nos uniu, então queríamos fazer isso pessoalmente”, explicou Eric. “Nós instantaneamente viramos uma família. Ver algo conectar as pessoas instantaneamente é uma coisa linda. É típico de Brian unir as pessoas. É uma prova de quem ele é e foi.”
Eric Dahl acredita que a mensagem é apenas mais uma prova de como seu filho tocou o coração das pessoas em vida, e como ele continua a fazê-lo mesmo após sua partida.
“O amor nunca vai embora”, disse ele.
Não poderíamos concordar mais!
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Reprodução.