O cantor Justin Bieber cancelou as apresentações que fariaem São Paulo nos próximos dias 14 e 15 de setembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (6) por meio das redes sociais da T4F, empresa responsável pelos shows.
No mesmo post, a empresa divulgou um comunicado oficial do próprio Justin Bieber em que ele cita a batalha contra a síndrome de Ramsay Hunt — que o deixou com o rosto parcialmente paralisado — e o cansaço extremo depois de se apresentar no Rio de Janeiro.
“No início deste ano, tornei pública minha batalha contra a Síndrome de Ramsay-Hunt, onde meu rosto estava parcialmente paralisado. Como resultado dessa doença, não consegui completar a etapa da América do Norte da Justice Tour”, começou o cantor.
Justin falou sobre o esforço que lhe foi necessário para cumprir os show mais recentes da turnê, na Europa, e a apresentação no Rock in Rio, que ocorreu no domingo (4).
“Dei tudo de mim para as pessoas no Brasil”, afirmou. “Depois de sair do palco, a exaustão tomou conta de mim e percebi que preciso fazer da minha saúde a prioridade agora. Então, eu vou fazer uma pausa nas turnês por enquanto. Vou ficar bem, mas preciso de tempo para descansar e melhorar”, completou.
Em junho, Justin revelou que foi diagnosticado com a síndrome de Ramsay Hunt. O cantor postou um vídeo em que surge com metade do rosto paralisada: ele tenta sorrir, piscar e mover o rosto, mas algumas partes da sua face não reagem.
“[Para] quem está frustrado por eu ter cancelado os próximos shows, [informo que] estou fisicamente incapaz de fazê-los. Isso é bem sério, como podem ver. Queria que não fosse o caso, mas meu corpo está pedindo para eu desacelerar. Espero que entendam que estou usando esse tempo para descansar, relaxar e me recuperar 100% para fazer o que eu nasci para fazer”, explicou ele.
A síndrome de Ramsay Hunt é uma doença viral ocasionada pelo mesmo patógeno que provoca a catapora. De acordo com o infectologista Luiz Otávio da Fonseca, da Paraná Clínicas, a doença “é o resultado da reativação da infecção latente pelo vírus Varicela-zoster”.
O portador da doença em algum momento da vida já teve contato com o vírus da catapora, e depois de um tempo ele reaparece e causa o herpes-zóster ou a síndrome de Ramsay Hunt, que é mais rara.
Os sintomas da doença do artista são vesículas na pele na região da orelha, dor, inchaço e vermelhidão no pescoço ou próximo do ouvido e paralisia facial.
Confira abaixo o comunicado completo da empresa e do cantor:
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de R7.
Fotos: Reprodução.