Escritor tem emocionante reencontro com a professora que o ensinou a ler

O premiado escritor afegão Jamil Jan Kochai tentou por anos se reconectar com sua professora da segunda série – uma mulher a quem ele credita todo o sucesso que teve na vida.

Décadas antes, Jamil tinha acabado de imigrar do Afeganistão para os Estados Unidos e não sabia nada de inglês, então a Sra. Lung ficava até tarde todos os dias na escola primária da cidade de Sacramento, na California (EUA), para ensinar o garoto a ler e escrever. A dedicação da professora era tamanha que o aluno foi alfabetizado em apenas um ano!

Passado algum tempo, Jamil acabou mudando de escola e de Distrito e perdeu o contato com a Sra. Lung. No entanto, o empenho da professora em lhe ajudar em seus primeiros anos na América foi algo que ele nunca esqueceu. Quanto mais sucesso ele alcançava em sua carreira, mais ele sentia que precisava se reconectar com a professor especial que deu o pontapé inicial em sua vida de escritor.

Depois de muitos anos, ele finalmente conseguiu agradecer à Sra. Lung, quando um amigo a levou para uma das leituras do livro que estava lançando.

“Esta é Susan Lung. Ela me ensinou a ler e escrever em um único ano quando eu tinha 7 anos”, escreveu ele no Twitter. “Estou procurando Susan, esperando agradecê-la pessoalmente.”

Fazia mais de dez anos que Jamil procurava insistentemente pela sua ex-professora. Ele já tinha ligado para distritos escolares, procurado nomes e pistas no Google e nas redes sociais e até visitado várias escolas, mas nada dava resultado.

Ele disse que se sentia como um detetive “encontrando outro beco sem saída”, como explicou em um tópico no Twitter.

“Alguns anos antes, depois que meu livro ’99 Nights in Logar’ foi lançado, alguém me procurou, do nada, no Facebook. Era o marido da Sra. Lung!.”, contou. “Aparentemente, Allen Lung ouviu falar de um artigo que escrevi para o LitHub onde mencionei a Sra. Lung. Ele me perguntou se eu queria falar com ela naquela noite.”

Eles trocaram um telefonema, mas como foi durante os bloqueios da COVID-19, eles decidiram não se encontrar pessoalmente.

Esse momento finalmente chegou quando, depois de anos de turbulência e eventos alegres na vida profissional e familiar de Jamil, ele estava em uma noite de autógrafos de seu recém-lançado livro ‘The Haunting of Hajji Hotak – And Other Stories’, quando o marido da Sra. Lung, Allen, surgiu no evento, se apresentou e o levou até a sua esposa. “Eu, que parecia ter sete anos de novo, finalmente consegui abraçar minha professora da 2ª série outra vez.”

Depois do abraço, Jamil assinou uma cópia do seu livro para a ex-professora usando todas as palavras que não conseguia dizer verbalmente, mas que estavam em sua cabeça e em seu coração há mais de duas décadas.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Fotos: Reprodução/Twitter.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.