Dona Celeste, mãe de Pelé, completou 100 anos no último dia 20 de novembro e foi felicitada por muitas personalidades, pelo Santos e, é claro, pelo filho — que faleceu nesta quinta-feora (29), aos 82 anos.
“Hoje, celebramos 100 anos de vida da Dona Celeste. Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe.”, escreveu o ex-craque em seu perfil no Instagram.
Dona Celeste trouxe Pelé ao mundo na cidade mineira de Três Corações, em 23 de outubro de 1940, quando tinha apenas 18 anos de idade.
Pelé viveu boa parte de sua infância e da adolescência em Bauru, no interior de São Paulo. Foi lá que o futuro rei do futebol começou a jogar, influenciado pelo pai, Dondinho. Anos depois, Pelé foi viver em Santos.
Dona Celeste tem seis netos que são filhos do craque — três de seu casamento com Rosemeri Cholbi (Kelly Cristina, Edinho e Jennifer), dois da união do Assíria Lemos (Celeste e Joshua), além de Flávia Christina, fruto de uma relação extraconjugal.
Sandra Regina, filha que conseguiu o reconhecimento de paternidade de Pelé atreavés da Justiça, faleceu em 2006.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do UOL.