Os sábios conselhos de Gloria Maria para enfrentar os maiores dissabores da vida

Gloria Maria faleceu na manhã desta quinta-feira (2) em decorrência de um câncer de pulmão que teve metástase no cérebro. Conhecida pela pela coragem, pela determinação e pelo seu imenso talento, a jornalista deixa um importante legado. Ela foi a primeira repórter negra da TV Globo e abriu portas para centenas de milhares de outras mulheres negras que, a partir do seu exemplo, puderam sonhar e batalhar por seu espaço.

Gloria, que enfrentou o câncer com coragem e dignidade, era também um símbolo de resiliência. Ela teve o diagnóstico de câncer em 2019 e foi submetida a uma cirurgia, com bons resultados. Na sequência, descobriu que havia tido metástase no cérebro e novamente passou por operação bem-sucedida. Em meados do ano passado, a apresentadora passou novamente por tratamento, após descobrir novas metástases cerebrais. Desta vez, não resistiu à doença.

Em uma entrevista memorável para o programa Roda Viva, da TV Cultura, Gloria falou sobre como encarou o dignóstico da doença. “Quando pintou o tumor, eu falei, ‘bom, eu sou jornalista, só entendo de jornalismo e de escrever. Quem entende de cérebro é o doutor Paulo Niemeyer Filho.’, começou a apresentadora.

“Então eu falei, ‘Doutor Paulo, é o seguinte, resolva esse problema. Ele é seu, não é meu. […]Não quero saber o que é, e vida que segue’. Eu sou realista, não consigo viver pensando no pior. Também não penso no melhor. Eu penso no que é a vida. E a vida é assim, pra ser vivida e algumas vezes é bonita.”, completou.

Veja abaixo o trecho da entrevista em que Gloria Maria dá uma aula sobre enfrentar os maiores dissabores da vida sem perder de vista o que realmente importa.

***
Destaques Psicologias do Brasil






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.