Falsa médica que dava dicas de bem estar nas redes sociais é desmascarada

A australiana Dalya Karezi alcançou fama no TikTok ao postar vídeos em que se passava por médica e dava dicas de saúde aos seus seguidores, além de abordar temas sensíveis como HIV e câncer.

A farsa, no entanto, acabou sendo descoberta. Karezi admitiu ter se vestido com uniformes falsos e disse que não estava autorizada a dar aconselhamento médico legal a ninguém. A influenciadora foi condenada a uma ordem de correção comunitária de dois anos no Tribunal Local de Downing Centre, em Sydney, segundo informações do Yahoo. A falsa médica também terá que pagar uma multa de US$ 8.400 (cerca de 43 mil reais pela cotação atual).

Karezi, que tinha cerca de 243 mil seguidores no TikTok e 20 mil no Instagram, era conhecida como “Dr.Dalya.s”. Ela usava a popularidade nas redes para deu conselhos de saúde sob o pretexto de ter diplomas avançados em medicina e cirurgia, segundo os documentos judiciais.

A australiana chegou a assinar seus e-mails e cartas escritas como RMO (médico residente) e VMO (médico visitante) – dando mais detalhes falsos à carreira de sua ‘personagem’.

psicologiasdobrasil.com.br - Falsa médica que dava dicas de bem estar nas redes sociais é desmascarada

O Daily Mail informou que Karezi enviou uma carta de desculpas ao magistrado que supervisiona seu caso, na qual afirma que está “chorando e ainda lutando” para saber como chegou a esse ponto.

“Enquanto escrevo esta carta, estou chorando e ainda lutando para ver como cheguei a esta posição porque isso é muito estranho e nunca pensei que estaria nesta posição”, escreveu a agora ré.

“Assumi a responsabilidade pelas minhas ações e sei que não há desculpa para as minhas ações”, continuou o pedido de desculpas de Karezi.

“Sinto vergonha e me odeio todos os dias. Ter que contar à minha família e amigos sobre minhas ações foi extremamente humilhante. Compreendo as graves consequências das minhas ações e lamento verdadeiramente o que fiz”, completou.

Dalya Karezi, uma refugiada do Iraque que chegou à Austrália aos oito anos, aparentemente possuía um histórico limpo. Ela ganhou popularidade entre a comunidade iraquiana em Sydney, que acreditava que ela era uma especialista em saúde da mulher, conforme relatado pelo The Sun.

***
Redação Conti Outra, com informações da Revista Monet.
Fotos: Reprodução/Redes sociais.






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.