Uma turista paulista morreu e cinco pessoas ficaram feridas após o desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (5). A vítima fatal foi identificada como Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, natural de Ribeirão Preto (SP).
Giulia trabalhava em uma empresa multinacional de alimentos e morava na capital paulista. Nas redes sociais, costumava compartilhar registros de sua rotina, incluindo viagens e momentos com amigos. Na véspera do acidente, publicou uma foto do Forte de São Marcelo, um dos cartões-postais de Salvador.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia informou que, além da morte de Giulia, outras cinco pessoas ficaram feridas, entre elas dois estrangeiros. Os feridos tiveram apenas lesões leves e não correm risco de morte, segundo a Polícia Civil.
A igreja, conhecida como ‘igreja do ouro’ devido à sua suntuosa decoração, é um dos principais pontos turísticos do Pelourinho. O desabamento do teto ocorreu durante uma visitação e as causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícias no local, e os laudos periciais serão fundamentais para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.
![Quem era a turista que morreu na queda de teto de igreja histórica em Salvador psicologiasdobrasil.com.br - Quem era a turista que morreu na queda de teto de igreja histórica em Salvador](https://www.psicologiasdobrasil.com.br/content/uploads/2025/02/1.jpg)
Uma ex-colega de trabalho de Giulia relatou à CNN que ela era uma pessoa “tranquila e amigável”, sempre transmitindo alegria aos que estavam ao seu redor.
As autoridades seguem apurando o caso, e ainda não há informações sobre o histórico de manutenção do templo. A Arquidiocese de Salvador ainda não se manifestou oficialmente sobre o acidente.