Olá, primeiro, antes de tudo mesmo, queremos agradecer pela sua colaboração neste projeto. Nosso intuito é conseguir levar informação clara e com linguagem popular sobre Psicologia.
Sabemos da importância que esta área da ciência tem na vida das pessoas e de como ela pode, desde melhorar relações interpessoais e expandir possibilidades de desenvolvimento individual,também trazer melhorias no âmbito social de todo o país.
Este manual apresenta orientações gerais para nossas publicações. É um facilitador para que os textos publicados possuam organização e linearidade.
CRITÉRIOS GERAIS PARA CADASTRO E PUBLICAÇÕES
- Domínio da língua portuguesa: os textos devem ser escritos e revisados antes do envio;
- Ser estudante de psicologia, psicólogo, psicanalista ou possuir experiência de trabalho com afinidade em áreas relacionadas à Saúde Mental.
- Enviar somente textos originais, ou seja, que VOCÊ mesmo escreveu, mesmo que já tenham sido publicados em outros canais.
- Não publicamos artigos acadêmicos.
- Lembrando que o/a autor/autora terá seu perfil publicado no final do artigo com foto, breve biografia, links para redes sociais ou sites próprios. Logo, precisaremos dos dados para essa descrição.
TEMAS
Como você sabe, a Psicologia é uma ciência ampla. Portanto, é possível tratar de inúmeros temas no site. Mas, um único norte torna-se necessário: Como falar deste tema pode ajudar os leitores que nos acompanham? Ou seja, os temas devem ser suporte para quem os lê. Daí, como já dito, cabe de tudo ligado a Psicologia, desde que o “tudo” seja para algum auxílio na vida do leitor.
TÍTULOS PARA O SEU TEXTO!
Os títulos em sites como o nosso são de extrema importância, pois nas redes sociais eles servem de chamada. Uma boa chamada atrairá muito mais leitores ao seu texto. Estas orientações são importantes para que o seu texto seja lido!
A. Os títulos devem conter entre 50 a 65 caracteres.
Fora dessa medida, os algoritmos de sites de busca como o “google” e outras redes sociais costumam ignorá-los.
B. Dentro do site, costumamos aceitar o seu título, a forma como você quer introduzir o seu texto (desde que ele esteja na medida acima)
C. Podemos alterar os títulos enviados para a publicação nas redes sociais:
O título serve como chamada para o leitor, logo, não é por acharmos que o seu título está ruim que podemos alterá-lo, mas pelo fato dele estar em um outro contexto. Se no site o seu título é importante para dar o tom do texto que vem logo a seguir, nas redes sociais ele é um convite para o clique. Nesse trabalho, nós aceitamos dicas, mas assumimos a responsabilidade de buscar o melhor convite, já que estamos de olho em que os seguidores de nossas páginas mais costumam buscar!
Se você quer entender mais sobre títulos e buscas, este é um bom link:
SUBTÍTULOS
Os subtítulos seguem o mesmo esquema dos títulos: Possuem uma métrica que é pedida pelos site de buscas e são chamadas em redes sociais.
A. Subtítulos devem possuir de 60 a 80 caracteres.
B. A confecção é opcional. Nós podemos fazê-lo após a leitura do seu texto.
C. O subtítulo é o meio campo entre seu título e o restante do texto. Nas redes sociais será uma extensão do convite que o título fez. Por isso, caso você o faça, capriche! Ele, com certeza, poderá trazer leitores novos ao seu conteúdo.
CONTEÚDO
O conteúdo é a nossa meta. Queremos, através dele, construir boas relações com o público. Você utilizará deste espaço para divulgar conhecimento, compartilhar ajuda, transformar vida de pessoas. Pense que um bom texto pode, como escritor, te render espaço não só no nosso site, mas em outros meios profissionais. Você pode usá-los como portefólio daquilo que sabe e que pode auxiliar seus leitores!
A. Textos de 500 a 2000 palavras! Este é um tamanho ideal para o tipo de publicações que fazemos na internet. Claro, não adianta fazer um texto de 2000 falando coisas que poderiam ser ditas em 1000. Ou em 400 palavras. É preciso que o seu conteúdo seja introduzido, abordado e concluído dentro desse espaço.
B. Acima de 2000 palavras! Sabemos que em Psicologia um tema precisa de espaço para desenvolver-se. Imagine um Freud blogueiro? Ele teria que dividir suas postagens em várias. É possível fazer um texto com mais de 2000 palavras e ser lido? É sim. Mas, você vai precisar oferecer conteúdo relevante neste espaço. Acima de 2000 palavras apenas se for importante ser acima de 2000 palavras. Do contrário, é melhor dividir o seu texto em 2 ou 3. Lembre-se que o leitor na internet comporta-se diferente de outros leitores, ele possui um limite de tempo para leitura por dia. Dividir os textos não irá deixá-lo com a sensação de não ter tempo para os seus escritos!
C. A pauta! Saber a hora e o lugar de falar de determinado assunto é uma habilidade treinada em psicoterapia. Aqui, precisaremos dela. Então, esteja ligado no seu redor, nas coisas que estão falando e escolha temas que se comuniquem com o dia a dia. Torne o seu texto parte do assunto das conversas e ele será lido! Assim introduziremos melhor a psicologia na rotina das pessoas.
D. Linguagem. Imagine-se formado em Gastronomia num site especializado em Astronomia feito para astrônomos! Provavelmente você não entenderia muita coisa. Aqui, precisamos de linguagem que seja acessível a quem não é da sua área. Quando não for possível, você pode fornecer um glossário das palavras mais técnicas ao final do texto. Você está falando com pessoas da sua área, mas também com gente que nunca esteve numa aula de psicologia. Então, seja acessível. Um dia alguém te explicou essa terminologia e por isso ele se tornou importante na sua vida. É a sua vez de fazer isso por alguém.
Imagens e Regularidade
As imagens serão selecionadas por nós na editoria do site por conta dos direitos autorais que precisamos respeitar. Mas, se você tiver alguma objeção em alguma das nossas seleções de imagens, pode nos contatar que estamos abertos ao diálogo. =]
Um texto enviado por semana é o ideal. Mas, caso não seja possível, pedimos que envie um texto a cada 15 dias. Necessitamos dessa regularidade para criarmos o hábito de leitura do nosso material em nosso público (e o hábito de escrita em nosso autor). Claro que qualquer dificuldade em alguma época pode e deve ser conversada conosco!
Envio
Pedimos que nos envie o texto dentro das seguinte configurações para o e-mail [email protected]
Título: de 50 a 65 caracteres.
Subtítulo (opcional): de 60 a 85 caracteres.
Conteúdo: de 500 a 2000 palavras é o ideal. Menos de 500 palavras e acima de 2000, iremos analisá-los e, se é possível, postá-lo. Caso não seja, conversaremos contigo para uma adaptação.
Envie os textos no anexo do e-mail em formato de doc ou text. Ou caso queira nos envie um link de alguma postagem sua e ainda também pode ser um arquivo no Google Docs.
Divulgue-se, contribua, espalhe.