Por Luciano Cazz
Passar por dificuldades financeiras não significa ser pobre de espírito. E isso é maravilhoso, pois o que levamos dessa vida não é o dinheiro, e sim, a riqueza do coração. É essa fortuna de humanidade que abre as portas do paraíso para nossa alma.
Pobreza não é falta de dinheiro. É não ter nada a acrescentar no mundo.
Muitas vezes, o preconceito leva as pessoas a acreditarem em capacidades diminuídas de quem não tem dinheiro, associando a dificuldade financeira à falta de qualidade como ser humano. E isso está completamente errado!
Afinal de contas, ter a carteira vazia não significa:
1 – Ser egoísta
Muitas pessoas são capazes de compartilhar o pouco que têm. São almas evoluídas. Então, quando todos esperam que sejam apegadas ao pouco que têm, elas nos dão uma lição de vida com sua generosidade sem tamanho.
2 – Ter menos valor que os outros
O que define a grandeza das pessoas não é a conta no banco, mas seu caráter e suas atitudes. Alguém sem dinheiro, mas generoso vale muito mais que um milionário sovina. Um coração seco não tem valor algum mesmo com correntes de ouro.
3 – Ganhar pouco dinheiro
Engana-se quem pensa que uma pessoa que mora numa casa simples e anda de ônibus não ganhe um bom salário. Às vezes, é só uma questão de prioridades. Elas investem em outras coisas como viagens ou estudos. Ou ajudam tanta gente que acaba por sobrar menos para elas mesmas
4 – Ser ignorante
O fato de a pessoa ser menos privilegiada financeiramente não significa que ela não possua inteligência. Aliás, é exatamente essa inteligência que ajuda muitas pessoas a saírem de uma situação tão complicada, enquanto alguns ricos são ignorantes por acreditarem que seu dinheiro os faz melhores do que os outros.
5 – Ser malandro
Hoje em dia está mais do que claro que malandragem e falta de caráter não compete apenas às pessoas com baixa renda, pelo contrário. Diariamente nos deparamos com notícias de pessoas bem de vida sem escrúpulos algum.
6 – Ser infeliz
Curtir a natureza ou ver filme no sofá em dia de chuva, principalmente, quando estamos com pessoas que nos fazem bem. Então, até jantar na carrocinha do x-tudo com bons amigos nos faz feliz. Sem falar que dormir de conchinha depois de fazer amor é de graça e não existe nada melhor que o dinheiro possa comprar.
7 – Ser incapaz
Fatores externos podem determinar uma situação financeira difícil, mas isso não apaga sua capacidade de dar a volta por cima, nem sua força para lutar de forma honesta por uma vida melhor. Às vezes, é difícil. Sentimo-nos impotente, mas não esmoreça! O universo só nos manda aquilo que somos capazes de aguentar.
8 – Ser fraco
As pessoas pobres têm de lutar contra muitas adversidades na vida e isso as torna mais fortes que do que quem já recebeu tudo pronto. É como construir a própria casa ou comprá-la. A casa é a mesma, mas quem a construiu guarda aprendizagens, experiências, lutas e conhecimentos que o tornam muito mais rico e seguro.
9 – Ter vergonha
Não existe vergonha alguma em não se ter dinheiro. Vergonha é não ter caráter, não saber ser gentil e verdadeiro. Vergonha é roubar, trair, prejudicar os outros. Quem luta dignamente diante de todas as dificuldades para sobreviver tem mais é que ter orgulho de si mesmo.
10 – Não ter amigos
Dinheiro e status atraem pessoas interesseiras. Pessoas ricas são cercadas de falsas amizades. Agora se você tem amigos ao seu lado mesmo quando a situação está difícil e a carteira está vazia, pode ter certeza, você é um milionário!
Portanto, precisamos compreender que o valor de um ser humano não se guarda na carteira. Você é maravilhoso mesmo sem grana e ter riquezas materiais não significa ser do bem. Como diz a célebre frase de autor desconhecido:
“Tem gente que é pobre, mas tão pobre, que só tem dinheiro…
***
Via Revista Pazes
Conheça também o livro do autor: A tempestade depois do arco-íris