Estamos envolvidos diariamente com as questões emocionais, e muito se fala sobre criar um amor sólido. Quais seriam essas tais bases sólidas do amor? A teoria triangular do amor de Robert J. Sternberg poderia nos dar um belo auxílio.

Quando o teórico prediz os três componentes do amor como sendo a intimidade, a paixão e o compromisso, começamos a pensar no desenrolar das nossas próprias tramas. Apreciamos uma história de amor, mas será que conseguimos vivê-las no mundo real?

Intimidade seria esse vínculo de auto-revelação e confiança, onde há apoio emocional; a paixão vem como elemento volitivo de atração ou desejo sexual, e o compromisso como a decisão individual de permanecer com aquele outro indivíduo amado.

Muitas vezes não conseguimos esse amor consumado, pelo tipo de amor desenvolvido pelo parceiro no contexto e grau a ele determinado, já que existem inúmeros padrões de amor, e não acredito ser crível dizer que as outras tipologias não sejam verdadeiras.

Baseados em Sternberg, poderíamos inferir que alguns vivem um amor romântico, onde a intimidade e paixão estão presentes; outros um amor companheiro, com intimidade e compromisso fortalecidos, e teríamos ainda o amor instintivo com doses de paixão e compromisso, mas poucos estariam conectados ao tal amor completo, no qual intimidade, paixão e compromisso são presentes de forma consumada.

Devemos ainda lembrar que, em matéria de amor, nenhuma literatura é absoluta ou unânime, logo, há várias outras teorias a respeito da temática. Podemos opinar que há vários eventos ao longo da vida que nos desvirtuam desses componentes do amor ou até mesmo um acaso que interrompa a própria vida deles.

Contudo, saber que situações nos afastam de um ou outro componente do amor pode ser o primeiro passo para nos ajudar a ligar o sinal de alerta, mas devemos evitar os exageros. O que parece desencadear uma quebra do amor completo é a ausência total de um dos componentes, pois a diminuição pode ocorrer ao longo da vida já que somos seres humanos dinâmicos, porém, pode ser retomado mais adiante.     

Aquela velha história de que devemos sempre regar o amor é válida. Ainda se percebe que os relacionamentos duradouros são baseados nas atenções cotidianas, no sentimento de intimidade e ligação do outro com o ser amado. Sabemos que o componente da paixão, em algumas fases do relacionamento, pode ter um decréscimo por inúmeros fatores, mas deve ser alimentado pelos envolvidos na relação.

O compromisso de refazer diariamente os votos e estar ao lado do ser amado é outro ponto preponderante para a estabilidade do relacionamento íntimo. Então, podemos dizer que para um amor completo e duradouro valem mais os pequenos gestos e cuidados do dia a dia, do que espetáculos ocasionais de amor explícito.

Thyara Fernandes

Pós-graduada em Direito Público, hoje estudante de psicologia e apaixonada pelo curso. Casada, servidora pública e uma leitora feliz de sites e livros. Desejo seguir uma nova carreira na psicologia ou aliar os conhecimentos jurídicos já adquiridos e adorados.

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

9 horas ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

10 horas ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago