Que os animais de estimação são fofos, que são ótimos companheiros e que às vezes fazem muita bagunça, quase todos já sabem. O que poucos sabem sobre eles, no entanto, é que eles podem ter um papel fundamental para a melhora da saúde, como no caso de quem tem depressão. A presença do bichinho em casa se torna muito importante, pois traz estímulo para o dono seguir em frente e superar o mau momento.
A depressão, que caracteriza-se pela perda ou diminuição do interesse pelas atividades e prazeres da vida, deve ser tratada com a ajuda de psicoterapeutas e medicamentos. Aos poucos a pessoa irá melhorando e retomando a sua vontade de viver. A terapia pode ter melhor resultado com a presença, e ajuda, de um animalzinho de estimação.
O amor incondicional e puro que os animais nutrem pelo dono é muito genuíno, por isso eles são ótimas companhias nesse momento complicado da vida. Não é preciso se isolar da sociedade e viver apenas com seu bichinho, pois não irá potencializar o tratamento. O ideal é apenas desfrutar de sua companhia e tentar superar as dores.
Segundo especialistas, os pets têm a capacidade de reduzir os pensamentos negativos. Estar perto deles faz passar todo o estresse, tristeza, angústia e solidão. A responsabilidade de cuidar de um ser vivo dá às pessoas com depressão a oportunidade de interagir, se sentir importante e ter com quem se importar. A rotina de cuidados — alimentação, banho, carinho — gera incentivos para continuar vivendo.
Além disso, os bichinhos precisam brincar e se exercitar, sendo um estímulo para os donos também praticarem atividade física e estimularem sua mente. Exercícios liberam endorfinas no cérebro que aliviam os sintomas da depressão, tudo ficam muito melhor quando se tem companhia.
Os dois bichinhos mais clássicos são gato e cachorro. Eles são perfeitos já que interagem e gostam muito do carinho humano. Olhar para o cão produz no cérebro o hormônio da oxitocina, gerando a sensação de felicidade, já o ronronar dos felinos acalma e alivia o sentimento de ansiedade.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com infoermações de Canal do Pet.
Foto destacada: Pexels.
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!