O que difere um ser humano do outro? Sua personalidade e seus pensamentos, com a cultura organizacional não é diferente, o que difere uma empresa da outra é exatamente a cultura que cada uma carrega consigo, ou seja, sua personalidade e a forma como ela pensa e enxerga o mundo e o mercado de trabalho. Ela representa o conjunto de crenças, valores, estilo de trabalho e relacionamentos. Outro fator que contribui para a cultura organizacional é a sociedade na qual ela pertence. Você já deve ter escutado tal empresa é americana, é coreana e por aí vai, o fato é que ela pode expandir, todavia irá carregar para onde for vestígios e costumes de onde ela veio, de onde ela nasceu.
Dentro da cultura organizacional encontram-se os costumes e as crenças dos seus empreendedores. Por exemplo empresas familiares aderem à cultura do empreendedor que carrega consigo seus valores e crenças. O empreendedor é visto em muitas empresas como o herói, o fundador que deve ser respeitado e que deve servir de exemplo. Este herói pode estipular a etiqueta da empresa, ou seja, o que é de bom tom e o que é permitido ou não.
Os rituais são utilizados também para familiarizar os liderados que são admitidos, exemplo é a integração do liderado, passando a visão, missão, e valores bem como o que a empresa considera ético. Os rituais de promoção e inauguração de algo novo. Os rituais dão origem aos tabus, você não deve falar de “fulano de tal” pois ele é protegido dentro da empresa, cuidado com o novo, pois pode ser proibido, algo muito encontrado na implementação de projetos (todo projeto novo deve ser bem elaborado e estudado, deixando em evidência os custos e os benéficos do mesmo para a organização, esses fatores dão credibilidade ao seu trabalho facilitando que o seu líder aceite a proposta).
O ramo de atividade da empresa, também contribui para a cultura, algumas empresas dependendo do produto ou serviço ofertado são mais sofisticadas e exigem mais dos liderados. Dirigentes também entram na cultura organizacional, é comum a empresa contratar um novo executivo que pode abalar as estruturas da empresa com a sua influência e seu modo de pensar. A cultura organizacional por fim se manifesta em slogans, vestimenta, em como as pessoas são tratadas, nos assuntos discutidos dentro da empresa. Mas qual é o problema da cultura organizacional?
Quando você estuda e executa uma tarefa com excelência, você pode desenvolver uma forte autoconfiança sobre o que você realmente estudo e executou, o fato é que, com o passar do tempo e com novas pesquisas e principalmente com o avanço tecnológico, será que o seu projeto permanece atraente?
O mercado de trabalho sofre constantes mudanças, a liderança sofre mudanças a todo o momento, e a sua empresa pode necessitar de mudança, já parou para pensar que aquela tarefa realizada com tanta eficiência hoje não traz mais resultados? A cultura organizacional é importante pois configura-se a personalidade da empresa, mas esta personalidade não pode deixar de respeitar o outro, assim como nós em nossas vidas, cada um tem a sua personalidade mas deve ter a empatia e o respeito de se colocar no lugar do outro para não o machucar.
A empresa deve reavaliar sempre a sua cultura, e se esta cultura não esta atrapalhando o real propósito da empresa, se ela é inclusiva, se ela é ética, se ela promove a voz ativa do outro, ou se ela é apenas uma diretriz do que é permitido ou não dentro da empresa. Mudança e flexibilidade são ingredientes primordiais para empresas que buscam crescer.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…
Segundo a psicóloga Drª. Alexandra Stratyner, “a infância é um período crucial para o nosso…
Manter o ambiente limpo e uma boa higienização, além de idas regulares ao médico, são…