Uma pesquisa realizada por cientistas da Nova Zelândia revelou que o consumo de kiwi pode melhorar o humor em apenas quatro dias. O estudo, publicado em dezembro de 2023 no British Journal of Nutrition, atribui esse efeito ao alto teor de vitamina C presente na fruta.
Os pesquisadores conduziram um estudo dietético ao longo de oito semanas, envolvendo 155 adultos com baixos níveis de vitamina C. Os participantes foram divididos em três grupos: um que recebeu um suplemento de 250 mg da vitamina, outro que consumiu dois kiwis da variedade amarela SunGold diariamente (três vezes mais rica em vitamina C) e um grupo placebo. Durante o período da pesquisa, foram avaliados fatores como níveis de energia, humor, qualidade do sono e atividade física.
Os resultados mostraram que tanto o grupo que recebeu o suplemento quanto o que consumiu kiwi relataram melhora no humor. No entanto, apenas os participantes que ingeriram a fruta perceberam uma evolução significativa, com efeito positivo notável em quatro dias e um pico de bem-estar entre 14 e 16 dias.
A vitamina C desempenha um papel essencial na regulação do humor. Ela auxilia na ativação de hormônios como serotonina, dopamina e norepinefrina, que são fundamentais para a função cognitiva e o bem-estar emocional. Além disso, também ajuda a reduzir o estresse ao diminuir os níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.
A nutricionista e especialista em metabolismo humano Natacha Vian reforça que a vitamina C pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de transtornos como ansiedade.
— Um dos tratamentos que utilizamos na clínica para pacientes com ansiedade e outros distúrbios é a suplementação de vitamina C, sendo a quantidade a definir pelo profissional e de acordo com o caso — explica.
Apesar dos benefícios, é fundamental buscar orientação médica antes de iniciar qualquer suplementação. A vitamina C, por si só, não substitui tratamentos convencionais para distúrbios do humor ou doenças como depressão, mas pode ser um aliado na promoção da saúde mental.
Aplicar fita adesiva no rosto para reduzir linhas de expressão é um assunto que está…
Especialista explica por que as tatuagens vão além de moda ou estética
Nova tecnologia recomendada pela OMS é mais eficaz e detecta o vírus com até 10…
Quando rir vira defesa: estudo revela por que expressamos emoções “fora de hora” e o…
Ivete Sangalo viaja sem os filhos e levanta debate: é saudável o casal tirar um…
Entenda como diferentes tipos de cumprimento revelam aspectos da sua personalidade e afetam suas conexões…