O artista Lulu Santos no início da letra de sua música, com o título Tempos modernos, canta: “Eu vejo isso por cima de um muro/De hipocrisia que insiste em nos rodear.” Essa é uma palavra que deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis, ambas significam a encenação de um ator.
Os atores gregos usavam máscaras conforme o papel que interpretavam no teatro, pois o termo hipócrita designava alguém que ocultava à realidade atrás de uma máscara de aparência. Hoje, esse conceito refere-se às pessoas que simulam comportamentos.
Um exemplo emblemático de hipocrisia é reclamar de alguém por realizar algum ato deplorável enquanto faz o mesmo. Assim, os hipócritas constroem os “muros” da falsidade para simular atitudes corretas, contudo não têm valor moral nenhum para si e seu grupo.
A hipocrisia usa vários tipos de máscaras, e precisa de platéia para dar seu show. Mas temos que aprender a desmascarar seus personagens, porque os hipócritas são incoerentes, que condenam os outros pelos mesmos erros ou pecados que cometem, objetivando obter vantagem financeira, emocional e moral.
Nicolau Maquiavel descreveu os hipócritas: “Os homens em geral formam suas opiniões guiando-se mais pela vista do que pelo tato, pois a todos é dado ver, mas a poucos é dado sentir. Cada qual vê o que parecemos ser, mas poucos sentem o que realmente somos.”
O pensamento de Maquiavel segue atual, uma espécie de me engana que eu gosto: ganha as eleições quem mente mais e promete mais. O cenário religioso não foge disso, já que temos os que se dizem piedosos, mas no cotidiano são hipócritas. Essa era conduta dos judeus beatos, que foram advertidos por Jesus: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança.”
Além disso, Freud desnudou e rompeu com os ideais do homem civilizado, revelando seu lado repleto de absurdos e incertezas. Ele apontou as bases do mal-estar, como lastros da civilização, que marcam a origem do desejo de morte e os alicerces da hipocrisia.
É inegável que atual civilização favorece a produção da hipocrisia. É como disse Thomas Hobbes: “O homem é o lobo do homem”. Essa atitude de lobo se revela na máxima: “Os fins justificam os meios”, inclusive a hipocrisia, mesmo que os hipócritas sejam políticos, amigos e familiares do âmbito das nossas relações? Parece uma batalha perdida?
Isso não quer dizer que perdemos a esperança, com diz a bela canção de Lulu Santos: “(…) Eu vejo um novo começo de era/ De gente fina, elegante e sincera /Com habilidade/ Pra dizer mais sim do que não, não, não (…)”. Então, gente sincera enfrenta a hipocrisia, e com isso desativa a influência dela sobre nós.
Para tanto Buda afirmou: “Mantenha sempre um diálogo interno consigo mesmo para lembrar quem você é, quais são os seus valores e quais são as suas grandezas. O que o hipócrita diz, faz ou pensa não vale e nem conta nada para a sua vida. É apenas ar, apenas sopro de um fantoche covarde que transformou a falsidade em seu reino de cartas. Mais cedo ou mais tarde o castelo vai cair.”
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…