Abaixo, uma sequência de tuítes do Psicólogo Tiago Cabral sobre a importância de ter cada vez mais psicólogos negros atuando no Brasil.
Hoje é o nosso dia, dia do psicólogo! E vamos desbloquear mais um conceito na sua mente te dizendo por que psicólogos negros são importantes para a psicologia!
Nos EUA em 1917 Francis Summer foi o primeiro negro a obter o título de doutor em psicologia numa época em que muitas universidades nem mesmo aceitavam negros, e quando o faziam não permitiam que eles dormissem no campus ou dividissem o refeitório com outros estudantes.
Aqui no Brasil a psicologia foi regulamentada apenas em 1962, e foi por muito tempo uma área da saúde extremamente elitizada. Isso porque, além do custo, existia um preconceito de que pobres não sofreram dos ditos males da mente.
Mas hoje esse mito que era baseado puramente no preconceito já caiu e a psicologia social é a segunda área que mais emprega psicólogos no Brasil, justamente a área que lida com pessoas geralmente vítimas de violação de direitos como falta de acesso a renda e outros.
Porém, apesar do número de negros no ensino superior vir aumentando nos últimos anos, os psicólogos negros ainda estão longe de representar a mesma proporção da população do país nos cursos de psicologia e na carreira. Mas por que isso importa?
Alguns teóricos afirmam que psicólogos negros poderiam ter mais facilidade para lidar com pessoas negras, principalmente quando vítimas de sofrimento ligado ao racismo. Isto porque a identificação poderia facilitar as intervenções.
Existe também o movimento da “black psychology” que alega que certos arquétipos africanos foram deixados de fora na hora de estruturar teorias psicodinâmicas. Existe até uma associação de psicólogos negros nos EUA.
Além do mais precisamos bater mais uma vez na tecla da representatividade, que é importante para abrir portas para acabar com o racismo estrutural nessa sociedade que ainda é mentalmente colonizada.
Siga o Psicólogo Tiago Cabral no Twitter
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!
"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.