Vamos fazer uma abordagem psíquica e espiritual da vida de São Francisco de Assis, para que sua grandeza humana apareça, sobretudo, em nossos dias de glamourização da maldade e da loucura. Falar de Francisco é destacar a sua “santidade”, no sentido radical de ser honesto, digno e bondoso. Para tanto, ele renunciou os hábitos mundanos, como poder, dinheiro e sexo, praticando ao longo da vida atos de amor e paciência.

Um século antes dele nascer, a religiosidade europeia estava centrada em mosteiros, que tinha uma visão cética do mundo e do ser humano. As abadias eram núcleos de cultura enciclopedistas, de bibliotecas de monges copistas, que preservaram uma grande parte da literatura clássica.

Os monges atingiam altos níveis de reflexão teológica e filosófica. Eram pobres, mas suas Ordens ricas que lhes garantiam o sustento material, pois recebiam doações do povo e da nobreza, tinham enormes extensões de terras e muito ouro. Havia a crença que a maioria da população do céu era composta de monges.

A burguesia mercantil da época tinha força econômica e social. Apesar disso, a Igreja Católica era a força mais poderosa da Europa, que possuía a autoridade sobre reis e imperadores. Qualquer movimento de seus opositores estavam destinados a condenação e morte.

No entanto, os camponeses trabalhavam mais de 12 horas por dia, e só paravam quando anoitecia. Eles sofriam todos os tipos de violência e doenças da época, que faziam com que as crianças não sobrevivessem aos 2 anos de idade. Além disso, os leprosos e mendigos eram excluídos da sociedade.

É nesse contexto que nasceu São Francisco de Assis, na cidade de Assis, na Itália, em 5 de Julho 1182. Era filho de um rico e renomado comerciante de tecidos de Assis. Francisco estudou na escola Episcopal, onde aprendeu a ler, escrever e contar, mas estudar e viver atrás de um balcão não lhe atraia.

Na juventude virou popular entre seus amigos: por suas extravagâncias e aventuras, que ostentava roupas da moda e esbanjava o dinheiro. Participou de uma guerra entre duas cidades italianas, mas caiu enfermo e ouviu uma voz que lhe pedia para servir a Deus.

A partir daí, Francisco passou a servir aos miseráveis e doentes, que eram ignorados pelo clero e burguesia, voltando-se a uma vida espiritual e a pobreza, criou a Ordem Mendicante dos Frades Menores, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. A sua mística cativou vários discípulos e atraiu a jovem, filha do Conde de SassoRosso, Clara, de 17 anos. Com ela nascia a Ordem das Clarissas, que viviam enclausuradas.

O amor de Francisco era universalista, que tinha profunda relação com a natureza, abrangendo toda a criação. Há relatos que na floresta, os peixes quando sentiam sua presença saltavam da água e os pássaros pousavam em seus ombros. Ele peregrinou à Terra Santa, tornando-se amigo do Sultão Sarraceno, mas não conseguiu firmar a paz entre cruzados e islâmicos.

Em 1220, ele volta para a Itália e encontra uma divisão na sua Ordem. Porém, ficou doente e saiu em direção à floresta, para viver com a natureza. Faleceu em 3 de outubro de 1226, e dois anos após, foi canonizado santo. Os seus restos mortais estão guardados na igreja de São Francisco de Assis, na Itália.

Enfim, a mística de Francisco era saber orar, serenizar e servir, virtudes que se consubstanciavam na humanidade do Cristo, o que se firmou enquanto ele estava vivo, e permanece até hoje inabaladas. Por esse motivos, que o Cardeal Bergoglio ao ser eleito Papa escolheu o nome de Francisco, uma referência à Francisco de Assis e por tudo que ele simboliza.

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago