Vamos fazer uma abordagem psíquica e espiritual da vida de São Francisco de Assis, para que sua grandeza humana apareça, sobretudo, em nossos dias de glamourização da maldade e da loucura. Falar de Francisco é destacar a sua “santidade”, no sentido radical de ser honesto, digno e bondoso. Para tanto, ele renunciou os hábitos mundanos, como poder, dinheiro e sexo, praticando ao longo da vida atos de amor e paciência.

Um século antes dele nascer, a religiosidade europeia estava centrada em mosteiros, que tinha uma visão cética do mundo e do ser humano. As abadias eram núcleos de cultura enciclopedistas, de bibliotecas de monges copistas, que preservaram uma grande parte da literatura clássica.

Os monges atingiam altos níveis de reflexão teológica e filosófica. Eram pobres, mas suas Ordens ricas que lhes garantiam o sustento material, pois recebiam doações do povo e da nobreza, tinham enormes extensões de terras e muito ouro. Havia a crença que a maioria da população do céu era composta de monges.

A burguesia mercantil da época tinha força econômica e social. Apesar disso, a Igreja Católica era a força mais poderosa da Europa, que possuía a autoridade sobre reis e imperadores. Qualquer movimento de seus opositores estavam destinados a condenação e morte.

No entanto, os camponeses trabalhavam mais de 12 horas por dia, e só paravam quando anoitecia. Eles sofriam todos os tipos de violência e doenças da época, que faziam com que as crianças não sobrevivessem aos 2 anos de idade. Além disso, os leprosos e mendigos eram excluídos da sociedade.

É nesse contexto que nasceu São Francisco de Assis, na cidade de Assis, na Itália, em 5 de Julho 1182. Era filho de um rico e renomado comerciante de tecidos de Assis. Francisco estudou na escola Episcopal, onde aprendeu a ler, escrever e contar, mas estudar e viver atrás de um balcão não lhe atraia.

Na juventude virou popular entre seus amigos: por suas extravagâncias e aventuras, que ostentava roupas da moda e esbanjava o dinheiro. Participou de uma guerra entre duas cidades italianas, mas caiu enfermo e ouviu uma voz que lhe pedia para servir a Deus.

A partir daí, Francisco passou a servir aos miseráveis e doentes, que eram ignorados pelo clero e burguesia, voltando-se a uma vida espiritual e a pobreza, criou a Ordem Mendicante dos Frades Menores, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. A sua mística cativou vários discípulos e atraiu a jovem, filha do Conde de SassoRosso, Clara, de 17 anos. Com ela nascia a Ordem das Clarissas, que viviam enclausuradas.

O amor de Francisco era universalista, que tinha profunda relação com a natureza, abrangendo toda a criação. Há relatos que na floresta, os peixes quando sentiam sua presença saltavam da água e os pássaros pousavam em seus ombros. Ele peregrinou à Terra Santa, tornando-se amigo do Sultão Sarraceno, mas não conseguiu firmar a paz entre cruzados e islâmicos.

Em 1220, ele volta para a Itália e encontra uma divisão na sua Ordem. Porém, ficou doente e saiu em direção à floresta, para viver com a natureza. Faleceu em 3 de outubro de 1226, e dois anos após, foi canonizado santo. Os seus restos mortais estão guardados na igreja de São Francisco de Assis, na Itália.

Enfim, a mística de Francisco era saber orar, serenizar e servir, virtudes que se consubstanciavam na humanidade do Cristo, o que se firmou enquanto ele estava vivo, e permanece até hoje inabaladas. Por esse motivos, que o Cardeal Bergoglio ao ser eleito Papa escolheu o nome de Francisco, uma referência à Francisco de Assis e por tudo que ele simboliza.

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

4 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

6 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

22 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

24 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago