COLABORADORES

A Procura da Felicidade e o Autocoaching

 

O tocante e emocionante filme “À Procura da Felicidade”, conta a trajetória de Cris Gardner com o seu filho pequeno e recém abandonado por sua esposa, e com uma situação financeira desesperadora. Mas o que este filme tem em comum com o processo de Coaching? A busca incansável pelos sonhos que alimentamos.

Uma história verídica de pura persistência, networking, estudos, amor a família e determinação. Esses foram os fatores que levaram o atual empresário Cris Gardner a lutar por aquilo que acreditava. Retratado no belo filme Cris foi interpretado por Will Smith. Com o filho pequeno Cris perdeu tudo, casa e emprego, o que resultou em vagar pelas ruas buscando lugares onde pudesse tomar banho, comer e dormir. Sem dinheiro para pagar a escola do filho e o transporte e passando por inúmeras dificuldades.

E por incrível que pareça ele sempre fazia o autocoaching, processo na qual você faz o coaching consigo mesmo, colocando em evidência o que realmente quer, traçando metas e buscando através de ações concretizá-las. Cris queria um emprego para dar ao seu filho condições dignas, e para isso trabalhou como estagiário, estudou várias noites e colocou para si próprio que venceria quantas batalhas fossem necessárias.

No processo de Coaching o mesmo acontecerá, o Coachee traçará uma meta para alcançar e com o apoio do Coach e através de ações direcionadas para a meta ele sairá do estado atual para o estado desejado. Desenvolvendo a sua inteligência emocional e colocando todas as áreas da sua vida; espiritual, emocional, física e intelectual em alta performance, a busca pelo sonho torna-se um hábito. Em muitos momentos retratados no filme, Cris pensa em desistir, chora e sente o peso do cansaço de buscar o que quer.

Entretanto, o estresse de quem está na busca por seus sonhos é melhor do que o estresse de quem permanece na zona de conforto, até mesmo porque na zona de conforto nada se conquista, e na busca por seus sonhos e enfrentando obstáculos e desafios as oportunidades se abrem para o novo.

Fato que aconteceu com o Cris Gardner, de tanto lutar pelos seus objetivos, hoje é um empresário norte americano, investidor e escritor, sua busca não foi fácil, assim como qualquer busca para realizar os sonhos. Em qualquer busca enfrentamos as nossas limitações e crenças, aprendemos qual ponto devemos trabalhar, e qual já está bem trabalhado e que deve ser explorado. Infelizmente Cris não teve ao seu lado um Coach, contudo ele provou que a sua resiliência, e inteligência emocional estavam em alta performance.

Portanto a luta por aquilo que acreditamos deve ser diária, repensando comportamentos e atitudes, buscando aperfeiçoamento, enfrentando limitações e crenças. E não esqueça de acreditar em você, esse é o primeiro ponto para o autocoaching!

“Nunca deixe alguém dizer que você não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho, corra atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não vai vencer. Se quiser alguma coisa, corra atrás” (À Procura da Felicidade, 2007).

 

Gabriela Cecarechi

Gabriela Cecarechi é Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Coach.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

6 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

8 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago