Por Deborah Tayloe, powerofpositivity
Os relacionamentos variam entre saudável e abusivo, e se você se encontrar no limite inferior, considere-se um sortudo.
Encontrar o amor verdadeiro nem sempre é fácil, pois existem muitas pessoas egoístas por aí que podem tornar sua vida miserável. Um relacionamento doentio pode afetar seu bem-estar emocional, mental e físico.
Não é incomum que uma situação abusiva seja equivocadamente confundida com uma expressão de amor. Há algo errado quando, nos exemplos do casal, existem diversos exemplos de violência, excesso de controle e raiva. Esses comportamentos não apenas não são saudáveis para você, mas também podem ser perigosos. Um relacionamento saudável requer que ambas as pessoas comuniquem suas necessidades e desejos.
Vocês respeitam um ao outro e compartilham e possuem forças semelhates no que se refere a escolhas e poder de decisão, por exemplo? Você já ouviu muitas vezes que os relacionamentos devem ser cinquenta por cento, mas se uma pessoa dá mais do que sua parte, é fácil que as coisas se tornem tóxicas. Quando você ama alguém nunca deve tentar controlá-lo, pois amar alguém significa que ele é livre.
Quando você está em uma situação tóxica, entretanto, é comum que haja um desequilíbrio de poder. Nesses casos, um dos parceiros pode ser desonesto, não respeitar limites ou mesmo ser possessivo. Algumas pessoas egoístas adoram jogar esses jogos de poder com seus parceiros, o que as ajuda a se sentirem seguras e felizes. Não se equivoque; isso é comportamento abusivo.
Comportamentos que as pessoas exibem em um relacionamento doentio
Relacionamentos prejudiciais geralmente envolvem controle e poder, e a quantidade de desrespeito acumulado ao longo do tempo pode prejudicar sua autoestima. Se você está em uma situação em que questiona se está em um relacionamento doentio, é provável que já saiba a resposta.
Os psicólogos dirão para você ouvir seus instintos, pois eles podem ajudá-lo a tomar boas decisões sobre seu parceiro. Aqui estão alguns sinais comuns de que seu relacionamento não é saudável e que você deve fazer algumas escolhas difíceis, mas muito importantes.
1. A intimidação é típica em um relacionamento abusivo
Se você já esteve em um tribunal poderá ter percebido que parte das discussões entre o autor e a equipe jurídica do réu envolve intimidação. Estar no banco das testemunhas pode ser brutal, pois o objetivo é obter informações suas que ajudarão a ganhar o caso. O mesmo pode ser dito do parceiro controlador em um relacionamento doentio, pois ele gosta de usar táticas de intimidação para controlar você.
Os métodos usados pela personalidade narcisista podem ser assustadores. Eles podem prejudicar pessoas próximas a você, até mesmo seus filhos ou animais de estimação, para fazer você ceder às suas demandas. Eles também podem dar sinais e outras mensagens subliminares, tais como linguagem corporal para que você saiba que não está “agradando” e que deve mudar de comportamento.
É natural sentir-se intimidado por alguém que exerce autoridade sobre você, como seu chefe. No entanto, você nunca deve se sentir assim com alguém que ama. É importante ressaltar que esses comportamentos se intensificam quando há drogas ou álcool envolvidos.
2. O ciúme acompanha um relacionamento abusivo
Quando você tem um relacionamento doentio, é provável que haja algum ciúme na mistura. Essa forte emoção ocorre quando um dos parceiros tem medo de perder o outro. Eles sabem que foram abusados e mostraram desrespeito a você, e temem que você finalmente vá embora.
O ciúme pode se tornar comportamento possessivo. Lembre-se de que é saudável ter um pequeno nível de ciúme, pois é uma emoção humana natural. No entanto, ter a capacidade de manter isso em perspectiva é fundamental.
Quando essa emoção se torna venenosa, geralmente é acompanhada por outras formas de manipulação ou ações abusivas. O Dr. Jeffrey G. Parke, da Universidade Estadual da Pensilvânia, estudou intensamente esse assunto. De acordo com o Dr. Parke, é um relacionamento doentio quando a agressão e o controle o acompanham.
3. Mentir significa desrespeito pelo outro parceiro
Lembre-se de que uma meia verdade ainda é uma mentira e você não quer estar em um relacionamento doentio em que não pode confiar em seu parceiro. Alguém que não é honesto com você mostra desrespeito por sua integridade. Como a confiança é um dos pilares de construção essenciais da relação, a sua falta pode destruir seu relacionamento quando você não pode confiar na outra pessoa.
A Biblioteca Nacional de Medicina adverte como os mentirosos patológicos geralmente têm passados sórdidos e vêm de situações tóxicas. No entanto, é impossível viver e se relacionar com alguém que não consegue ser honesto. Na maioria das vezes, se a boca estiver aberta, eles mentem.
4. O abuso faz parte de um relacionamento doentio
Um dos sinais mais significativos de que você está em um relacionamento doentio é o abuso. O abuso vem em muitas formas. Nunca é bom que alguém jogue coisas, empurre, bata, chute ou machuque você física e verbalmente.
Se alguém deixou marcas em seu corpo uma vez, fará isso de novo. Por favor, não confie nas histórias tristes que dizem. Há muitas pessoas que perderam a vida porque confiaram que era uma situação com a qual poderiam lidar.
Outra forma de abuso que a maioria das pessoas não gosta de discutir é a intimidade forçada. Mesmo em um relacionamento sério, ninguém pode forçá-lo a fazer nada que você não queira. É considerado agressão se alguém se forçar contra você, e você não precisa tolerar isso.
O abuso emocional pode ser um dos mais difíceis de superar. Nessa situação, você tem um parceiro que adora jogar jogos mentais, arranjar brigas e te derrubar. A quantidade de desrespeito nessas situações pode destruir sua auto-estima rapidamente.
5. O gaslighting acontece com um parceiro abusivo
Quando alguém pode controlar como você vê uma situação, está manipulando você. É abusivo fazer alguém acreditar em algo que não é verdade.
O indivíduo tóxico criará um enredo que o mantém como o ‘certo’ e seu parceiro ‘errado’. Se você suspeitar que seu parceiro está lhe mostrando desrespeito ao traí-lo, você pode enfrentá-lo. Uma pessoa assim tentará dizer que você é louco ou que não está pensando com clareza. Eles podem dizer que você está sendo paranóico e inventando coisas porque você é mentalmente instável.
Existem muitas formas de gaslighting. Essas tendências abusivas incluem banalização, negação, desvio, retenção, estereótipos e oposição.
6. A transferência de culpa acontece em um relacionamento doentio
Todo casal tem discussões, e isso faz parte de um relacionamento saudável. No entanto, eles cruzam a linha quando desrespeitam você e jogam a culpa em sua direção. Ao lidar com um parceiro tóxico, você verá que eles não admitem ser culpados de nada.
Eles preferem culpar você do que assumir a responsabilidade por suas ações. Talvez eles tenham jogado deicadod e fazer o pagamento da hipoteca este mês, mas ainda é sua culpa porque você gastou muito dinheiro em mantimentos. Mesmo que você dê a eles uma prova irrefutável de algo que eles fizeram de errado, eles ainda encontrarão uma maneira de devolvê-lo contra você.
7. O isolamento ocorre com um parceiro abusivo
Você já esteve em uma ilha remota que não tem nada ao seu redor? Antes de ir a um lugar desse tipo, talvez você ouça que, quando a balsa o deixar, você não encontrará instalações – restaurantes, abrigos ou mesmo telefones para pedir ajuda se acontecer algo de errado.
A mesma coisa acontece quando você está em um relacionamento doentio, pois eles querem isolá-lo e deixá-lo sozinho. Quando não há ninguém por perto, não há ninguém para julgar como você está sendo tratado ou oferecer conselhos.
Infelizmente, não é um paraíso tropical quando você está nessa situação, pois muitas vezes você teme pelo seu bem-estar. A pessoa controladora quer limitar suas ligações, monitorar suas mensagens de texto. Eles podem ir tão longe quanto colocar rastreadores GPS em seu telefone e carro.
Eles precisam ver com quem você está falando, para onde está indo e o que está fazendo. Você pode se sentir sufocado, pois sabe que todos os seus movimentos são monitorados.
Considerações finais sobre relacionamentos não saudáveis
Seu relacionamento é saudável? Se você teve que parar e pensar sobre essa questão, é provável que haja algum desrespeito e coisas que precisam ser melhoradas. Nem toda situação significa que você deve terminar seu relacionamento; algumas pessoas querem mudar e estão dispostas a obter ajuda.
Se você ficou preocupado/a, procure ajuda!
****
Imagem de capa meramente ilustrativa: cena do filme Garota Exemplar