A Síndrome do Pensamento Acelerado é um conceito bastante difundido na internet, mas que não é legitimado pela ciência. Os psiquiatras apontam que o pensamento acelerado é, na verdade, um sintoma que está associado a algumas doenças que merecem ser investigadas e tratadas. Para chegar a um diagnóstico mais exato, é importante que este fenômeno seja analisado conjuntamente com outros sintomas, desde ansiedade, humor elevado, alucinações e delírios.
O pensamento acelerado é um sintoma psíquico. Sozinho não quer dizer muita coisa, mas pode ser um sintoma de várias patologias. Pode estar associado a: transtorno de ansiedade, transtorno afetivo bipolar, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de dependência química, abuso de medicamentos, entre outros. Por isso, crianças e adultos podem ser identificados com este fenômeno psíquico.
Existem gradações do pensamento acelerado: do pouco acelerado até muito acelerado, podendo causar uma incompreensão na fala. Além disso, dependendo da doença a que este sintoma está associado ou se a gradação for severa, pode atrapalhar na função cognitiva, raciocínio lógico, tomada de decisão e até mesmo provocar incapacidade de pensar.
Os diagnósticos mais comuns, relacionados ao sintoma de pensamento acelerado, são transtorno de ansiedade generalizada e transtorno bipolar.
Dependendo do diagnóstico, o tratamento é específico de acordo com a patologia. Ele pode exigir um tratamento medicamentoso, e ser ainda associado à psicoterapia. Portanto, ao tratar a doença, o sintoma deixa de prevalecer. Porém, é imprescindível que o diagnóstico correto seja identificado para que a doença tenha o tratamento e acompanhamento certos.
Cabe ressaltar que não dá para tratar apenas o pensamento acelerado como doença, pois ele costuma ser sintoma de patologias sérias que precisam ser identificadas, devolvendo qualidade de vida ao paciente.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Viva Bem/UOL.
Imagem destacada: Reprodução/Recanto das Letras.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…