Categories: Curiosidades

A vergonha é um mecanismo de sobrevivência, afirmam cientistas

Sentir vergonha é terrível e, por vezes, essa emoção pode parecer inútil, mas um estudo recentemente publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences revela justamente o contrário: a vergonha não só é necessária, como serviu de um mecanismo de sobrevivência para os humanos em diversas culturas.

Os cientistas explicam que, assim como as dores, a vergonha tem a função de prevenir as pessoas de se machucarem. No caso, a vergonha ajudou nossos antepassados a se comportarem da forma “apropriada” de acordo com os grupos onde estavam inseridos, de forma a sobreviverem. “Nossos ancestrais viviam em grupos pequenos, sociais e cooperativos que valorizavam os membros o suficiente para lhes dar comida, cuidado e proteção”, disse o antropologista John Tooby, da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, nos Estados Unidos, em entrevista ao The Current.

Para entender como a vergonha influencia o comportamento das pessoas atualmente, os cientistas conduziram um experimento com 900 participantes dos Estados Unidos, da Índia e de Israel. Os voluntários tiveram que responder perguntas direcionadas sobre como eles se sentiam em relação a vários cenários fictícios envolvendo características que poderiam ser desvalorizados por um grupo – mesquinharia, infidelidade e fraqueza física, entre outros.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Os membros do primeiro tiveram que dizer de qual forma julgariam um indivíduo que possuísse essas características. Já os voluntários do segundo tiveram que dizer quanta vergonha sentiriam caso tivessem uma dessas qualidades.

Os cientistas concluíram que os resultados estão relacionados com o senso inerente que os participantes têm da vergonha e como o que outros veriam como inaceitável está diretamente relacionado com a reação emocional. “Nós observamos uma relação entre as reações negativas de quem comete esses atos e a intensidade de vergonha sentida por indivíduos pensando em como seria caso cometessem esses atos”, explicam os cientistas.

Os pesquisadores notam ainda que não há grande diferença entre os resultados dos diferentes países, sugerindo que a vergonha seja uma emoção universal.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Share
Published by
Psicologias do Brasil
Tags: vergonha

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

21 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

22 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago