Categories: Curiosidades

A vergonha é um mecanismo de sobrevivência, afirmam cientistas

Sentir vergonha é terrível e, por vezes, essa emoção pode parecer inútil, mas um estudo recentemente publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences revela justamente o contrário: a vergonha não só é necessária, como serviu de um mecanismo de sobrevivência para os humanos em diversas culturas.

Os cientistas explicam que, assim como as dores, a vergonha tem a função de prevenir as pessoas de se machucarem. No caso, a vergonha ajudou nossos antepassados a se comportarem da forma “apropriada” de acordo com os grupos onde estavam inseridos, de forma a sobreviverem. “Nossos ancestrais viviam em grupos pequenos, sociais e cooperativos que valorizavam os membros o suficiente para lhes dar comida, cuidado e proteção”, disse o antropologista John Tooby, da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, nos Estados Unidos, em entrevista ao The Current.

Para entender como a vergonha influencia o comportamento das pessoas atualmente, os cientistas conduziram um experimento com 900 participantes dos Estados Unidos, da Índia e de Israel. Os voluntários tiveram que responder perguntas direcionadas sobre como eles se sentiam em relação a vários cenários fictícios envolvendo características que poderiam ser desvalorizados por um grupo – mesquinharia, infidelidade e fraqueza física, entre outros.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Os membros do primeiro tiveram que dizer de qual forma julgariam um indivíduo que possuísse essas características. Já os voluntários do segundo tiveram que dizer quanta vergonha sentiriam caso tivessem uma dessas qualidades.

Os cientistas concluíram que os resultados estão relacionados com o senso inerente que os participantes têm da vergonha e como o que outros veriam como inaceitável está diretamente relacionado com a reação emocional. “Nós observamos uma relação entre as reações negativas de quem comete esses atos e a intensidade de vergonha sentida por indivíduos pensando em como seria caso cometessem esses atos”, explicam os cientistas.

Os pesquisadores notam ainda que não há grande diferença entre os resultados dos diferentes países, sugerindo que a vergonha seja uma emoção universal.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Share
Published by
Psicologias do Brasil
Tags: vergonha

Recent Posts

Na Netflix: O filme romântico encantador que vai te fazer ficar em casa essa noite

Renée Zellweger e Ewan McGregor protagonizam este filme maravilhoso que é baseado em uma cativante…

23 minutos ago

George Clooney e Julia Roberts dominam a cena neste suspense eletrizante que está na Netflix

Jodie Foster dirige dois dos maiores astros de Hollywood neste longa de suspense que não…

23 horas ago

A história de amor incrivelmente bela na Netflix que não vai sair da sua memória

Um filme para todos aqueles que sabem apreciar a beleza de uma clássica e emocionante…

24 horas ago

Selton Mello desabafa sobre vício em remédios e anfetamina: ‘Estava drogado’

O ator Selton Mello, de 51 anos, fez um relato contundente sobre a pressão para…

2 dias ago

Coma bem em casa: substituições saudáveis para seus fast foods favoritos

Dá pra comer bem sem abrir mão do sabor. Confira ideias de substituições incríveis!

2 dias ago

Médica mandou marido comprar açaí e avisou criminosos para o executarem, em SE

Polícia aponta que Daniele Barreto planejou tirar a vida do marido, advogado José Lael Rodrigues,…

2 dias ago