Algumas vezes, usar o silêncio como resposta costuma ser interpretado como desprezo.Se pensamos no ditado popular que diz: “Não há desprezo maior que não demonstrar apreço”, percebemos como o silêncio pode ser uma arma que fere e machuca, quando usado para resolver conflitos.
Outras vezes, o silêncio é usado para não ferir nem perturbar ninguém, então “nos calamos pra não ferir o próximo”. Alimentamos a ideia de que os demais não são capazes de suportar a realidade, então decidimos que o melhor é ignorar as coisas e deixá-las como elas são. Fazemos isso mesmo sabendo que, em algumas situações, calar nada mais é do que uma forma de mentir. Uma mentira é sempre uma mentira, independentemente da maneira que a expressemos… com palavras ou não.
É como diz o provérbio, “O silêncio é o ruído mais alto, talvez o mais alto de todos os ruídos.” Mas, na minha opinião, quando o silêncio se acumula, gera muito mais dor. É preferível manifestar o que sentimos e pensamos, pois dessa maneira teremos a opção de escolher entre diferentes soluções, e aliviaremos a carga que é lidar com o silêncio.
Com o passar o tempo, seremos capazes de dizer as palavras e dar sentido aos silêncios que deveriam ter sido expressados. Caso contrário, a carga que eles têm ficará muito pesada, até que chegará o momento em que não fará mais sentido reclamar de situações que decidimos ignorar. Então, voltaremos a nos calar, reiteradamente, de maneira temporária ou definitiva, mas sem nunca soltar o peso. A dimensão e a magnitude do silêncio continuarão a nos prender no tempo – presente, passado ou futuro.
Pessoalmente, acredito que a melhor opção seja expressar, com respeito e cuidado, tudo o que sentimos. O silêncio pode acabar sendo um ruído ou um tremor, que prevê o acontecimento de uma catástrofe. Prefiro apostar sempre no valor e na verdade das palavras.
Imagem de capa: Shutterstock/PhotoMediaGroup
TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…