COLABORADORES

Adolescência: fase de transições

A adolescência é uma etapa da vida que está em transição, onde o indivíduo já não é mais criança e está preparando-se para assumir o papel de adulto, onde o adolescente vivenciará diariamente inúmeros conflitos.

Dentre estes, são vivenciadas mudanças físicas e psicológicas, a transformação e aceitação do próprio corpo, que está passando pela puberdade e deixando-o de criança e preparando-se para a nova fase que está por vir. 

O adolescente está vivenciando a perda do seu corpo infantil, dispondo ainda de uma mente imatura, e não possuindo maturidade necessária para entender este processo que está acontecendo na sua vida, que está tomando espaço para um corpo adulto que ele teme, desconhece e ao mesmo tempo deseja. 

Na atualidade é comum vermos adolescentes usando piercing e tatuagens, o que pode significar uma tentativa do jovem apropriar-se desta nova realidade, deste novo corpo, deixando a sua marca.  

Em frente a essa transformação, o adolescente busca refúgio em seu mundo interno, necessitando de uma reorganização do seu eu. 

É nesta fase também onde o jovem busca sua identificação de ego e lugar na sociedade. É comum percebermos que adolescentes dificilmente identificam-se com seus pais, revoltando-se contra o domínio deles e seus valores, pois buscam necessidade de separar sua identidade com a de seus pais, buscam por liberdade e independência nesta fase. 

O jovem está estabelecendo relações maduras, independência emocional, vivenciando o luto das figuras parentais, e desfazendo a idealização dos pais. 

Neste momento, as amizades e seu grupo de identificação ajudam o adolescente a estabelecer sua própria identidade, a sensação de pertencimento determina um sentimento de clã, onde ele sente-se acolhido e entendido. 

 Tendo que optar e passar por situações importantes neste momento, como preparação para vida profissional, o adolescente sofre pressão psicológica por muitas partes, e principalmente por ter que fazer escolhas importantes em um momento tão delicado e precoce de sua vida. 

 Nesta fase de desenvolvimento, confundem-se o limite entre normal e o patólogico, pois o adolescente esta vivenciando crises constantemente e definindo sua personalidade, esta em  processo de crescimento pessoal. 

Muitas vezes o adolescente não possui condições de passar por este processo sozinho, pois o seu ego não esta suficientemente estabilizado, assim necessitando a ajuda de um profissional da área. A psicoterapia oferece ao jovem um espaço de reflexão nesta fase, onde o agir muitas vezes impõem-se ao pensar, utilizando inúmeras formar de externalizar seus conflitos. 

Malu Ribeiro Duarte

Psicóloga Clínica formada pela Universidade Católica de Pelotas, especializanda em Terapia Sistêmica para Indivíduos, Casais e Famílias

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

7 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

8 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

1 dia ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

1 dia ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago