1Não IA

Adolescentes estão ofendendo a si mesmos nas redes sociais

A adolescência é uma fase de formação de identidade. E exatamente por este motivo, muitos jovens sentem-se desorientados frente às novas possibilidades que a vida traz, o que causa inclusive medo diante das novas experiências e descobertas. O medo transforma-se em estresse e tristeza, e quando intensificados, podem gerar ansiedade e depressão. Estes sentimentos precisam ser reduzidos de alguma forma, o que faz com que muitos jovens machuquem a si mesmos, como forma de lidar com a dor. E segundo estudo publicado pelo periódico Adolescent Health, uma nova forma de fazer isto está se tornando mais recorrente: a autodepreciação pela internet.

O novo método de auto-depreciação

A técnica da “autodepreciação virtual” consiste em postar comentários pejorativos de forma anônima nas próprias fotos e postagens. A psicóloga infantil Sheryl González em entrevista ao periódico dá um exemplo da situação: “Uma das minhas pacientes adolescentes disse que criou uma conta anônima para fazer cyberbullying com ela mesma pelo fato de ser homossexual, o que fazia ela se sentir vulnerável e exposta”. Segundo a psicóloga, a paciente fez isto porque tinha medo de ser motivo de chacota entre os colegas. Então, quando as pessoas começassem a ofendê-la, ela não se sentiria tão mal, já que ela mesma se ofendia.

Estatísticas

De acordo com levantamentos, a maioria dos adolescentes experienciam altos e baixos durante essa fase da vida, porém, 20% deles afirmam que seus sentimentos negativos tornaram-se algo mais sério, culminando em problemas psicológicos. E para lidar com essas dificuldades, aproximadamente 13% dos adolescentes se cortam, queimam-se ou recorrem a métodos alternativos para causar dor a si mesmos.

Essas práticas servem como válvula de escape para lidar com sentimentos como tristeza e ódio a si mesmo, além de fazer com que os jovens ganhem atenção de seu meio social. No estudo, 5.593 estudantes do ensino fundamental e médio, moradores dos Estados Unidos, com idade de 12 a 17 anos, responderam uma série de questionários sobre suas experiências com a auto-depreciação digital e o cyberbullying.

Os questionários resultaram na descoberta que 6% dos jovens que participaram da pesquisa estavam envolvidos em alguma forma de autodepreciação virtual. Mais da metade dos adolescentes também disseram que já realizaram cyberbullying a si mesmos mais de uma vez.

Motivações gerais

Outros participantes da pesquisa quando questionados sobre os motivos que os levaram a agir dessa forma, responderam coisas como: ?Eu já me sinto mal em relação a quem eu sou, e mereço me sentir pior? e ?eu gostaria de ver quem realmente era meu amigo?.

Causar danos a si mesmo, provoca a sensação nesses jovens que os outros terão maiores motivos para se preocupar com eles. Além disso, a busca em provar que são fortes em situações negativas e a necessidade de receber atenção de um adulto também são frequentemente citadas.

“O mundo online e offline dos adolescentes estão sempre colidindo. Por isso, a autodepreciação digital está se tornando um motivo de preocupação maior entre os jovens, além de estar representando um tema emergente em estudos da área”, diz a professora de psicologia da Universidade de Nebraska, Susan Swearer, em entrevista ao periódico Adolescent Health.

Conclusões

É importante atentar-se às atividades de seu filho na internet, e também fora dela. Esta nova prática autodepreciativa está ligada a baixa autoestima, depressão e ansiedade. Estes problemas causam sérios danos aos jovens, e demandam atenção e carinho dos pais e amigos, além da ajuda de um especialista, que possa identificar as motivações por trás de determinadas atitudes, a fim de solucionar o problema.

Imagem de capa: Steinar Engeland on Unsplash

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago