A apresentadora Ana Maria Braga utilizou o Instagram para fazer um importante alerta sobre o aumento da violência doméstica durante este período de quarentena.
Na rede social, Ana Maria publicou uma imagem em que surge com o ‘olho direito roxo’. Na legenda da foto, a apresentadora do Mais Você deixou claro que a intenção da imagem era de fato impactar as pessoas sobre o problema.
“O olho roxo é pra chamar a sua atenção mesmo… Para uma situação que acontece e tem piorado durante a quarentena: a violência doméstica contra a mulher. Eu sou apoiadora fixa do Bem Querer Mulher, programa que oferece todo o suporte que a mulher nessa situação precisa”, escreveu.
A cada ano, cerca de 1,3 milhão de mulheres são agredidas no Brasil, segundo dados do suplemento de vitimização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2009.
O índice de violência doméstica com vítimas femininas é três vezes maior que o registrado com homens. Os dados avaliados na pesquisa mostram também que, em 43,1% dos casos, a violência ocorre tipicamente na residência da mulher, e em 36,7% dos casos a agressão se dá em vias públicas. Na relação entre a vítima e o perpetrador, 32,2% dos atos são realizados por pessoas conhecidas, 29,1% por pessoa desconhecida e 25,9% pelo cônjuge ou ex-cônjuge. Com relação à procura pela polícia após a agressão, muitas mulheres não fazem a denúncia por medo de retaliação ou impunidade: 22,1% delas recorrem à polícia, enquanto 20,8% não registram queixa.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de R7 e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Foto destacada: Reprodução/ Instagram.
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?