Correria, prazos, mil problemas para resolver, noites mal dormidas, cansaço, preocupações, almoços de 15 minutos e irritabilidade. Hoje em dia, é difícil não ser mordido pelo monstro do estresse. Mas ao mesmo tempo em que é tão comum, ele é mais perigoso do que podemos imaginar. Afinal, os efeitos do estresse não se restringem à mente.
Em uma animação criada pelo pessoal do TED, é mostrada de forma clara a influência do estresse no corpo e todas as complicações de saúde que ele pode causar. Embora o impulso do estresse possa melhorar o desempenho em determinada tarefa, a pressão contínua ou muito frequente é extremamente negativa para o organismo.
Isso acontece devido à produção do hormônio cortisol durante o estresse, que afeta o ritmo cardíaco, elevando a pressão arterial e modificando o funcionamento do revestimento arterial, provocando o entupimento dos vasos sanguíneos. Como tudo no corpo funciona em cadeia, esse quadro pode levar a ataques cardíacos ou AVCs e, consequentemente, à morte.
O estresse afeta ainda o funcionamento do sistema digestivo, provocando a síndrome do intestino irritável, além de facilitar o aparecimento de dores de estômago e suas complicações, as conhecidas gastrite e úlcera. Há ainda um desequilíbrio de apetite, que faz com que busquemos alimentos ricos em carboidrato e açúcar quando estamos irritados ou sob pressão. Com isso, aumenta-se o risco de sobrepeso e, por consequência, diabetes e problemas cardíacos.
Por fim, o estresse ainda afeta a reprodução celular, provoca uma queda de imunidade, facilita o aparecimento de acne, a queda de cabelo, disfunção sexual, provoca dores de cabeça, tensão muscular, dificuldade de concentração, cansaço e irritabilidade.
Quer mais algum motivo pra puxar o freio de mão e repensar a vida ou 3 parágrafos de sintomas são suficientes? Assista ao vídeo:
TEXTO ORIGINAL DE HYPENESS
Uma experiência cinematográfica rica e impactante que finalmente foi disponibilizada para o público que assina…
Entenda como o EMDR pode ajudar brasileiros no exterior a superar traumas e desafios emocionais.
“Eu não bebo nem vou à balada, então é assim que eu encontro meu entretenimento”,…
“O prêmio da loteria deveria ter sido uma vitória, mas tudo piorou desde aquele dia.",…
"Minha família e eu percebemos o quão frágil a vida pode ser.", desabafou a atriz…
Uma mesa de trabalho bagunçada não é apenas sinal de descuido, ela tem tem muito…