COMPORTAMENTO

Ansiedade e depressão em crianças e adolescentes cresce no mundo inteiro

Ansiedade, Depressão, Síndrome de Burnout, Transtorno Afetivo Bipolar, entre outras. Consideradas o mal do século, essas doenças podem atingir a todos, inclusive crianças e adolescentes. A pandemia da Covid-19 fez com que os números aumentassem no mundo inteiro, muito por conta da incerteza sobre o futuro, medo de algo novo que estava ocorrendo e a necessidade do distanciamento social e de atividades remotas.

Pesquisas realizadas indicam que houve um aumento expressivo de ansiedade e depressão desde o início da pandemia da Covid-19, principalmente em crianças. No mundo, o percentual de crianças e adolescentes que possuem ansiedade e depressão subiu de 11,6% em 2018 para 25,2% em 2021, de acordo com análise de pesquisas feitas pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). No Brasil, o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria da Educação de São Paulo relataram que 70% dos alunos de São Paulo sofrem algum sintoma relacionado à ansiedade ou depressão.

A psicóloga Aline Provensi afirma que essas condições sempre estiveram presentes na sociedade e que, hoje, com o avanço de pesquisas e estudos na área, conseguimos detectá-las cada vez mais precocemente. “Desde o início da pandemia e em situações de isolamento social, pode-se notar um aumento expressivo de casos entre crianças e adolescentes. Ambas as condições, caso não sejam tratadas, podem trazer sérios prejuízos de saúde, sociais, familiares e escolares, entre eles o desenvolvimento de quadros psicossomáticos (gastrite, esofagite, dermatite), repetições de ano e risco elevado para suicídio”.

Adultos podem ser os primeiros a perceber sintomas nas crianças

Pedro Henrique Dipp Favareto, de 15 anos, é apenas um dos jovens que sentem sintomas dos transtornos psicológicos. Ansiedade, tremores, falta de ar, mãos frias, medo e pânico foram os primeiros sintomas identificados pela mãe. “A ajuda realmente aconteceu de forma intensa ano passado, após crises de pânico. O diagnóstico foi feito pelo psiquiatra e por meio de testes com neuropsicóloga”, explica Pedro.

“É imprescindível que pais e professores estejam atentos aos sinais e saibam como intervir o mais rápido o possível. É comum, nesses casos, serem apresentadas frequentes e excessivas preocupações com o futuro, insegurança frente a demandas, retraimento social, dificuldade na manutenção do sono e irritabilidade. A atenção é redobrada em casos de crianças e adolescentes neurodivergentes (autistas, TDAH, superdotação), que têm uma propensão muito maior a problemáticas da saúde mental”, alerta a psicóloga.

Equoterapia como aliada no tratamento

Uma das formas encontradas pelo jovem e pela família para aliviar os sintomas foi a Equoterapia. Pedro iniciou seu tratamento na ONG EquoSorriso – Equoterapia e Equitação Lúdica, localizada em São José dos Pinhais (PR), há três meses, e notou diferenças no humor, que foi estabilizado, diminuição das crises e até mesmo ganhou ânimo para frequentar as aulas. A busca por esse tratamento partiu da mãe que, ao pesquisar possíveis formas de  diminuir os sintomas do filho, encontrou a equoterapia como aliada.

“O contato direto da criança com o cavalo, desperta uma conexão de sentimentos, onde o estímulos provenientes do animal aguçam a sensibilidade das emoções. Com o acompanhamento de um psicólogo, os assuntos afloram e é necessário ficar atento na abertura e fechamento de assuntos confidenciais do paciente. Assim, a sessão de equoterapia passa a ser também uma sessão de psicanálise”, explica a fundadora e diretora da EquoSorriso, Rosana Collect.

A equoterapia é um tratamento cientificamente provado na manutenção e melhora dos sintomas, pois além do contrato com a natureza, atua diretamente em algumas aptidões, como complementa a psicóloga Aline. “A Equoterapia trabalha habilidades que são essenciais para a regulação emocional e psicológica, como o automonitoramento de pensamentos e sensações, planejamento e percepção corporal, controle da respiração e atenção ao momento presente, superação de desafios e construção de laços afetivos”.

O que fazer caso meu filho demonstre sinais de ansiedade ou depressão?

Ainda segundo a psicóloga, caso as alterações sejam recorrentes, é aconselhável levar a criança ou adolescente para profissionais da área, como psicólogos ou psiquiatras, a fim de realizarem acompanhamentos terapêuticos. Além da Equoterapia, as sessões de terapia com profissionais da área, medicamentos, hábitos saudáveis e terapias alternativas são outros tratamentos que podem ser implementados.

 

Sobre a EquoSorriso

A EquoSorriso – Equoterapia e Equitação Lúdica é uma organização sem fins lucrativos, localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), atende crianças e jovens com necessidades especiais, bem como profissionais com sintomas de depressão e síndrome de Burnout. Desde sua criação, em 2013, a organização atendeu mais de 600 pacientes, a partir de dois anos de idade nas sessões de equoterapia. Mais informações, entre em contato pelo (41) 99753-4439 ou pelas redes sociais Instagram > www.instagram.com/equosorrisoequoterapia/ ou Facebook > www.facebook.com/EquoSorriso.

Imagem de capa: Freepik

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago