Por Marta Batista
Ansiedade é considerada um dos principais problemas de saúde mental de alguns brasileiros. Diante desta preocupação serão descritas as características clinicas da ansiedade sua prevalência em algumas pessoas no tratamento atual. Sentir-se ansioso é uma experiência comum a qualquer ser humano. Quem já não se sentiu apreensivo, com palpitações, com a respiração rápida, com aperto no peito, com desconforto abdominal ou inquieto? Ansiedade é uma resposta normal para diversos adolescentes no primeiro namoro, vestibular, concurso, emprego, adulto contemplam a velhice e a morte e quando vão visitar o ente querido no hospital e na UTIˋS, a ansiedade aumenta.
A ansiedade é uma acompanhante normal do crescimento das mudanças, experiências novas inéditas, encontro da própria identidade e do sentido da vida de uma pessoa. Quais os sintomas dominantes são altamente variáveis, mas queixas quanto a ter sentimentos contínuos de preocupação, nervosismo, tremores, tensão musculares, palpitações, sudorese, sensação de cabeça leve, tonturas e desconforto epigástrico são comuns, no decorrer destes sintomas tende a ser flutuante e crônico e frequentementepiora durante períodos de estresse é comum as pessoas com ansiedade sempre com ” os nervos à flor da pele” neste momento apresenta diversos pensamentos negativos e distorcidos em relação aos acontecimentos da vida. Em alguns casos apresenta no relacionamento amorosos, com o futuro, incompetência no trabalho, finanças e com sua própria saúde física e de seus familiares não importa quando as coisas estejam indo bem, a pessoa com ansiedade sempre mantêm-se apreensivos e ansiosos. Alguns casos a família são tomados por intensos sentimentos de impotência perante o sofrimento do paciente, pois, por mais que ajudem os sintomas ansiosos sempre estão presentes no paciente.
O primeiro passo no tratamento da ansiedade é verificar se esta é patológica ou não, devendo procurar um médico e este encaminhar para um psicólogo para acompanhamento individual ou familiar, em alguns caso a família também precisa com objetivo de saber lidar com o paciente e principalmente para amenizarem sentimentos de impotência perante o sofrimento do ente querido. A ansiedade quando bem diagnosticada e tratada, apresenta uma melhora importante em seus sintomas, fazendo desta maneira com que seu portador tenha uma melhor qualidade de vida.
Prevenir seria o melhor tratamento, de que forma? Segue algumas dicas:
+ Reservar um tempo para o lazer?
+ Deixar o celular, computador, tablet, TV entre outros desligados;
+ Realizar exercício físico ou outra atividade que lhe dar prazer;
+ Procurar fazer o que mais gosta.
Deixar de transferir nossa ansiedade para os outros, filhos, namorados, conjugues, amigos, trabalho, trânsito entre outros. Prevenir é a melhor atitude, EU AMO E SOU AMADA! Quem se ama se cuida.
Marta Batista é psicóloga hospitalar, clínica e neuropsicóloga.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…