COLABORADORES

Ansiedade: Prevenção e Cuidado no Mundo Contemporâneo

Certo grau de ansiedade sempre está presente no desenvolvimento saudável dos indivíduos. Especialmente diante de situações aversivas – realizar uma prova na faculdade, participar de uma entrevista de emprego, ter que falar em público etc. – é comum que nos sintamos preocupados e fragilizados.

No entanto, para algumas pessoas, tal estado de apreensão e impotência é extremamente forte e as impede de realizar a atividade pretendida. Para outras, tais emoções são constantes e contínuas, não estando atreladas a nenhum evento em especial. Nesses casos, aí, sim, temos que considerar um problema de ansiedade.

A ansiedade circunstanciada, ligada a eventos aversivos que estão em iminência de acontecer, é natural. Podemos aprender a controlá-la para que não influencie negativamente o nosso desempenho social. Estratégias de relaxamento e de respiração (Respiração Diafragmática, Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson etc.), assim como técnicas de visualização (Descatastrofização, Dessensibilização Sistemática, entre outras), podem nos ajudar nesse processo.

Já a ansiedade que escapa ao nosso controle, particularmente quando não está associada a nenhuma circunstância conhecida, exige um pouco mais de atenção e cuidado. Buscar ajuda médica e psicológica é essencial para que a pessoa consiga controlar seus estados de maior ansiedade, podendo, assim, melhor se adaptar aos diversos contextos e situações do seu dia a dia. Em casos mais severos, inclusive, é indicada intervenção medicamentosa (após boa avaliação e diagnóstico do quadro do paciente).

Em todos os casos, a superação de sintomas de ansiedade e o controle cotidiano desses passa, também, por mudanças nos nossos hábitos. Pequenos cuidados ao longo da nossa rotina podem potencializar o sucesso de qualquer tratamento.

Há alimentos, por exemplo, que estão associados ao controle da ansiedade – frutas cítricas, leite e derivados magros, ovos, banana, carboidratos derivados de cereais, carnes e peixes, espinafre etc. – enquanto outros são considerados fator de risco para a produção de sintomas – café, gorduras saturadas, carboidratos refinados / açúcar, corantes e conservantes presentes em alimentos industrializados, entre outros. Substâncias como o tabaco, o álcool e as drogas ilícitas também agravam quadros de ansiedade, devendo ser evitados.

A prática regular de atividade física também é considerada fator que pode trazer benefícios relacionados à diminuição de sintomas de ansiedade e a melhorias nos estados de humor do indivíduo. Pesquisadores internacionais apontam que o exercício atua no organismo de forma similar à de algumas drogas antidepressivas.

Nossos hábitos de sono também influenciam nossos estados de humor. A falta de horas de sono pode acarretar formar diversas de ansiedade. O problema é que a ansiedade, em si, traz prejuízos à qualidade do nosso sono, o que agrava os próprios sintomas da ansiedade – o ciclo se retroalimenta. Educar o corpo e cuidar da qualidade do nosso sono é essencial no controle dos sintomas.

Fato é que a ansiedade está cada vez mais prevalente (ou, ao menos, é essa a nossa percepção) no mundo contemporâneo. A correria do dia a dia, a velocidade com a qual recebemos informações por todos os lados (intensificada pelas evoluções tecnológicas, especialmente pelas novas tecnologias de informação e comunicação – as NTICs), o ideal de produtividade que internalizamos, o consumismo, são alguns dos fatores que nos fazem, enquanto sociedade, nos apercebermos mais ansiosos que as gerações de outrora.

Para a prevenção da ansiedade, precisamos desacelerar. Precisamos voltar a vivenciar períodos de descanso, de ócio, de reflexão. Não descansamos quando estamos continuamente expostos à luzes e informações na tela do smartphone. A sensação de que “o cérebro não para”, muitas vezes, é consequência de nossos próprios comportamentos, dos nossos hábitos, de nossa rotina.

A psicoterapia pode nos auxiliar nesse caminho de organização da vida, de digestão das emoções, a fim de que sejamos mais adaptados às circunstâncias da contemporaneidade. Mas, principalmente, pode nos ajudar a adquirir e a manter saúde e qualidade de vida.

Imagem de capa: Shutterstock/ESB Professional

DANILO CICONI DE OLIVEIRA

DANILO CICONI DE OLIVEIRA é psicólogo (CRP 06/123683) e bacharel em Psicologia (USP), graduando em Pedagogia – Licenciatura (CLARETIANO) e especialista em Psicopedagogia (UNINTER). Sua trajetória profissional se destaca especialmente pela atuação junto a adolescentes e jovens. Como educador, dedicou-se a intervenções socioeducativas com adolescentes judicializados e, atualmente, à formação / treinamento de jovens em contextos de aprendizagem corporativa, assim como à docência no ensino superior. Sua formação complementar é marcada por atividades formativas relativas a programas de prevenção e intervenção psicossocial na juventude e a questões atinentes ao processo ensino-aprendizagem, particularmente no tocante às novas tecnologias de ensino e à contextos organizacionais de educação. Psicólogo clínico, atua na cidade de São João da Boa Vista – SP.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago