Por Antonio Carlos Quito para o Jornal da UsP
A fisioterapeuta Susan Lee King Yuan explica como foi o desenvolvimento do ProFibro, um aplicativo para smartphones que auxilia portadores de fibromialgia no autocuidado. O projeto foi desenvolvido em seu doutorado na Faculdade de Medicina (FM) da USP intitulado Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Promoção de Autocuidado de Pacientes com Fibromialgia. Segundo Susan, as funcionalidades da ferramenta foram concebidas com base em experiências clínicas e evidências científicas na literatura.
A fibromialgia é uma condição de alta prevalência, que causa desconforto físico, sofrimento mental e comprometimento das relações sociais. De acordo com Susan, o aumento da popularidade da chamada mobile health (tecnologias móveis para a saúde) a incentivou a pensar em um aplicativo como recurso de suporte no tratamento de indivíduos com fibromialgia.
Os resultados positivos encontrados em ensaios clínicos demonstram o potencial desse recurso na mudança de comportamento e tratamento de algumas condições crônicas.
O ProFibro foi testado em um ensaio clínico com 40 voluntários. Após seis semanas, os participantes apresentaram uma redução significativa na severidade dos sintomas e no impacto geral da fibromialgia na qualidade de vida. O aplicativo foi desenvolvido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e pode ser baixado gratuitamente no Google Play “Em cerca de dois meses já tivemos uma média de 50 mil downloads”, comemora Susan.
Uma advogada e influenciadora de 23 anos expôs as razões pelas quais ela optou por…
Observe os detalhes e identifique entre as mulheres qual realmente é o homem em até…
Aplicar fita adesiva no rosto para reduzir linhas de expressão é um assunto que está…
Especialista explica por que as tatuagens vão além de moda ou estética
Nova tecnologia recomendada pela OMS é mais eficaz e detecta o vírus com até 10…
Quando rir vira defesa: estudo revela por que expressamos emoções “fora de hora” e o…