É uma modalidade de atendimento psicológico, realizada através da internet que visa dar suporte emocional para pessoas que estão em sofrimento, mas por algum motivo, não podem comparecer ao consultório convencional.
É permitido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e precisam atender ao disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e na Resolução CFP 09/2018
O encontro entre psicólogo e paciente acontece através da videoconferência que permite o contato visual, diálogo, a “escuta” e o trabalho psicoterapêutico em tempo real.
Como no consultório convencional, as informações pessoais do paciente e conteúdos abordados em atendimentos, ficam protegidos e em sigilo. As sessões de terapia acontecem semanalmente, no dia e horário acordados entre profissional e paciente.
No atendimento psicológico mediado pela internet, o encontro mais eficaz entre profissional e paciente se dá pela videoconferência (Skype, por exemplo) . Esse encontro terapêutico, possibilita que o profissional recolha as informações não verbais do paciente e tenha uma compreensão ampla da problemática apresentada e, em contrapartida, o paciente estará em atendimento psicológico, num ambiente virtual, mas vivenciando as experiências, responsabilidades e resultados que a psicoterapia proporciona.
Em casos excepcionais, os atendimentos podem ser realizados através de e-mails, chats ou chamadas telefônicas. Entretanto, é importante saber que essas formas de atendimento, acabam por comprometer a qualidade dos ganhos da relação terapêutica que é realizada através da videoconferência ou atendimento convencional
Para pessoas que estão em sofrimento mental e precisam de ajuda, mas por algum motivo não conseguem frequentar atendimento psicológico em consultório convencional, como: brasileiros que estão no exterior, pessoas que viajam a trabalho, pessoas acamadas, hospitalizadas, pessoas com deficiência física, com transtorno do pânico agudo, etc…
Como todos os tratamentos, o atendimento psicológico online tem algumas contra indicações, tais como: pessoas com doenças mentais graves e persistentes, ideação suicida, usuários pesados de drogas, etc. A equipe de atendimento psicológico, entende que essas pessoas necessitam acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, ou seja, precisam de uma equipe de saúde mental que esteja perto em caso de qualquer intercorrência.
O atendimento psicológico online, mediado pela videoconferência, tem o mesmo resultado que os obtidos em consultório convencional, entretanto, a diferença é a forma de encontro entre profissional e paciente.
Assim como nos consultórios convencionais, para a realização do atendimento psicológico online acontecer com qualidade, além dos cursos e especializações que o profissional deve ter, há a necessidade do profissional investir em bons equipamento como: computador, fones de ouvido, internet de boa qualidade, antivírus para que os dados do paciente estejam seguros; desenvolver e hospedar o site de trabalho, entre outros gastos, portanto, para “montar” um consultório virtual seguro e funcional, é necessário um investimento financeiro significativo.
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!
"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.