Setembro é a época da colheita em Dakota do Norte (EUA). Como seus vizinhos, o fazendeiro Lane Unhjem trabalhava duro nessa época do ano – até que o impensável aconteceu. Quando a colheitadeira de Unhjem pegou fogo, ele teve uma parada cardíaca.
Unhjem foi transportado de helicóptero para um hospital, onde sua condição foi considerada estável, mas estava claro que ele não voltaria para o assento do motorista de uma colheitadeira tão cedo.
Com 1.000 acres de safras ainda a serem colhidas, Unhjem e sua família já esperavam por um imenso prejuízo financeiro.
Foi quando a família, os amigos e os vizinhos entraram em cena para ajudar.
Depois que a notícia da situação difícil de Unhjem se espalhou, muita gente se uniu para terminar a colheita da família de Lane Unhjem.
“Conversei com alguns fazendeiros, consegui seus equipamentos como empréstimos, e então outras pessoas começaram a ligar e recebemos equipamentos oferecidos de todas as partes do condado, além de trabalhadores para conduzí-los”, disse Jenna Binde, amiga da família, em um entrevista com KFYR TV News.
Ao todo, cerca de 60 agricultores juntaram-se ao esforço, reservando suas próprias colheitas para colocar as safras de trigo duro e canola de Unhjem em suas respectivas caixas em um tempo recorde de sete horas.
Embora muito satisfeita com o resultado da união de esforços, Jena Binde não ficou nem um pouco surpresa com a patricipação da comunidade nessa ação siolidária.
“Todo mundo conhece os Unhjems, e eles são boas pessoas …”, disse ela.
“[É] apenas o modo de vida agrícola também. Você ajuda seu vizinho quando ele precisa e não espera nada em troca ”.
“Quem semea a bondade, colhe suas recompensas”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Fotos: Reprosução/Facebook.