COMPORTAMENTO

Após viver relação abusiva, psicóloga cria ‘Escola de Solteiras’ e defende autoconhecimento

Depois de viver uma relacionamento a abusivo, a a psicóloga Renata Costa Miranda, de Arujá, na Grande São Paulo, criou o que chama de “Escola de Solteiras”. O objetivo é usar sua experiência pessoal para ensinar outras mulheres a evitar a situação.

“A paixão é um estado demencial. É um excesso de dopamina no cérebro”, disse Renata em entrevista para o G1. Ela conta que ficou casada por 13 anos, se divorciou e reencontrou um ex-namorado. O relacionamento que prometia o felizes para sempre se transformou em um pesadelo por conta da dependência química do parceiro.

Psicóloga e coach Renata Costa Miranda criou a Escola de Solteiras — Foto: Renata Costa Miranda/Arquivo Pessoal

“Ficamos uns dois anos juntos. Fui ao fundo do poço e senti vergonha como profissional e tentei ajudá-lo, mas não tive sucesso. Entrei em depressão, ia a consultas com psiquiatra e fazia terapia duas vezes por semana. Renasci das cinzas. Me via como uma psicóloga frustrada. E pensava ‘que farsa que eu sou’. Mas me libertei dessas amarras no sentido de julgamento e dei a minha cara para bater”, afirma.

Segundo Renata, a carência e a falta de autoconhecimento foram alguns dos fatores que a jogaram em um relacionamento nocivo. “Eu sobrevivi, dei a volta por cima e decidi ajudar a mulherada.” A psicóloga destaca que o que salva as pessoas é o autoconhecimento. “As mulheres precisam saber quem elas são hoje, o estado atual dela. A gente não se conhece, a gente se rotula.”

Nos treinamentos da “Escola de Solteiras”, Renata ajuda as mulheres nesse processo de descoberta de si mesma e também de entender mais os homens.

“É como um quebra-cabeça e vai encaixando as peças. Vem com a maturidade. A gente se rotula ‘nasci com dedo podre’, ‘nasci para sofrer’, ‘eu não vou ser feliz nessa vida’. Isso é pura falta de amor próprio e autoconhecimento.”

Nos treinamentos, Renata também trata sobre o “check-list do homem ideal”. Ela faz as mulheres refletirem sobre quais características que desejam de um companheiro. “Elas querem um parceiro honesto, fiel e trabalhador. E eu falo que não é só isso. O check-list é feito de detalhes que elas nem percebem que fazem a diferença na hora da escolha do homem ideal. Precisa avaliar o contexto da vida da pessoa e detalhes, como filhos pequenos do parceiros, por exemplo. Isso porque no decorrer da relação os problemas vão chegando.”

De acordo com Renata, um dos grandes segredos do sucesso é querer que o relacionamento dê certo, conhecer a pessoa e admirá-la. “É um conjunto de fatores que tem que avaliar. Realmente é um grande desafio, conviver e compartilhar uma vida. É uma grande aventura que sem autoconhecimento para entender o outro é inviável.”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa aasisstir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

5 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

6 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago