Marcel Camargo

Aprecio quem diz que tudo vai dar certo, mas amo quem diz que ficará comigo, mesmo que tudo dê errado

Ninguém há de negar que a vida costuma vir com tudo, atropelando-nos os sonhos, as certezas, as expectativas, muitas vezes nos deixando sem chão, totalmente desesperançosos e tristes. Cada dia é uma luta e, assim, vamos sobrevivendo em meio a essa gangorra emocional que nos consome, equilibrando-nos entre o que é prazer e o que é dor – infelizmente, nem sempre o peso recai do lado mais fácil dessa equação.

De repente, alguém que amamos muito se vai, o parceiro arruma as malas, o chefe nos dispensa, a saúde nos dá um susto, um filho se mete em encrencas, um irmão se vê sem saída. De repente, temos que enfrentar um passado mal resolvido que vem nos assombrar, temos que encarar as consequências de péssimas sementes escolhidas por nós mesmos, ou abrir mão de conforto material em favor de um familiar que adoece.

Dentre as vinte e quatro horas que compõem os nossos dias, nem ao menos um milésimo de segundo é previsível, pois tudo pode mudar drasticamente no próximo instante, num piscar de olhos. Logicamente, não poderemos pensar nisso o tempo todo, ou acabamos não nos permitindo desfrutar dos bons momentos que sempre pontuarão nossa jornada. Porém, o apego demasiado ao que pensamos ser certo e nosso possivelmente nos enfraquecerá quando das tempestades que se abatem sobre nossas cabeças.

Daí a importância de termos pelo menos uma pessoa com quem possamos contar, com quem estejamos à vontade para nos abrir e em quem nos apoiar durante as escuridões de nossa alma. Será vital, em nosso reerguimento, poder estender as mãos e encontrar braços que se estendem para nos trazer de volta à vida, com amor sincero. E não basta ter alguém de quem ouvir as frases feitas de apoio, alguém dizendo que tudo vai passar. Bom mesmo é saber que teremos alguém do nosso lado, haja o que houver, mesmo que nada dê certo, ainda que tudo desmorone de vez.

Qualquer um é capaz de nos dizer palavras de consolo, dando tapinha nas nossas costas, no entanto, somente quem nos ama verdadeiramente será capaz de permanecer ao nosso lado durante nossas batalhas mais difíceis, quando nada tivermos a oferecer, quando só precisarmos receber, ainda que sem merecermos. Isso é amor de fato, sem senões, sem rodeios. Isso é o que faz valer a pena tudo o que tivermos para viver, faça chuva, faça sol ardente.

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

Muitos assinantes da Netflix dizem que esta série é a mais viciante do streaming

Com apenas seis episódios, a produção figura entre os títulos mais assistidos da plataforma e…

2 dias ago

5 comportamentos comuns dos pais que tornam os filhos mais inseguros

Segundo as especialistas, há comportamentos recorrentes no ambiente familiar que, mesmo sem intenção, acabam reforçando…

2 dias ago

A face sombria pouco conhecida de Maria Montessori, criadora do famoso método pedagógico

Pedagoga italiana revolucionou a educação, mas algumas de suas ideias geram muitos debates até hoje.

3 dias ago

Filme espetacular que concorreu a 6 Oscars é uma preciosidade no catálogo da Netflix

Uma obra-prima do cinema contemporâneo, que emociona sem apelar para o melodrama.

3 dias ago

Pessoas que não tiveram amigos na infância podem apresentar esses 5 comportamentos sem saber, segundo a psicologia

Crescer sem amigos pode ter efeitos profundos no desenvolvimento emocional e social de uma pessoa.

4 dias ago

Filme baseado em clássico imortal da literatura chega à Netflix e conquista os assinantes

Para os fãs de aventuras e clássicos da literatura, essa é uma ótima oportunidade de…

4 dias ago