Há algumas semanas, tenho assistido a um programa chamado “Undercover Boss”, na tradução, “Chefe Espião”, onde os proprietários de empresas usam disfarces para visitar seu empreendimento, conhecer o funcionamento de trabalho e, principalmente, o comportamento de seus funcionários. Eles passam dias trabalhando como empregados e sentem na pele as necessidades e também a realidade do mercado local. Os resultados são surpreendentes. Em alguns casos, empresários ainda analisam a situação dos funcionários e os auxiliam de acordo com suas necessidades.
O que quero destacar nesta situação não é a questão empresarial, mas o quão importante é aprendermos a olhar o outro lado, aprendermos a nos colocar no momento da outra pessoa. Passamos muito tempo julgando e até prejudicando os demais por não querer compreender a decisão alheia. Claro, isso também acontece no trabalho quando o funcionário, que convive com o cliente e sabe da real situação, tenta mostrar ao chefe uma possível solução para os problemas, e o mesmo não está aberto a receber a sugestão porque é do tipo do “quem manda aqui sou eu”.
Cuidado com o orgulho demasiado. Cuidado com a falta de humildade perante a equipe, pois como dizia Martin Luther King “um excelente líder não é o que controla seus liderados, mas o que estimula a fazer escolhas. Não é o que faz temer, mas o faz crer. Não é o que produz pesadelos, mas o que faz sonhar”.
Recentemente tive o prazer de fazer cursos com profissionais extremamente importantes no mundo da moda, conhecidos e premiados mundialmente. Mentes geniais e inspiradoras, e o que mais me chamou atenção foi o respeito, a humildade e a atenção com que nos transmitiram o conteúdo.
Aprender precisa estar dentro de nós como uma grande verdade todos os dias, não importa a idade. Nunca é tarde para avaliarmos nosso comportamento e nossas escolhas. Nada é para sempre, e tudo precisa ser vivido com intensidade não importa quanto dure.
Por isso abra sua mente!
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…