COLABORADORES

Aproveite o Poder da Alegria

Etimologicamente, a palavra alegria significa ânimo e ritmo. Significados que traduzem bem o que acontece quando nos sentimos alegres.

Para a Psicologia, a alegria é afeto com forte caráter liberatório de entusiasmo e autoconfiança. É estado de ânimo que produz regozijo e ousadia, sendo propício à criatividade.

Como testemunho do caráter liberatório da alegria, basta pesquisar um pouco a história das religiões para perceber que ao longo do desenvolvimento da religiosidade, a maioria das divindades são alegres ou suscitam sentimentos de regozijo, ou seja, historicamente, no pensamento religioso, a alegria confere poder.

Tal crença parece contradizer a visão corrente de que os grandes artistas ficam mais inspirados quando tristes. A Psicologia da Criatividade explica essa aparente contradição mostrando que o impulso ao exercício criativo, nos momentos de tristeza, é uma resposta na busca de superação da imobilidade. Assim, não é a tristeza, mas a vontade de superá-la que ativa o impulso criador.

Não há existência imune ao sofrimento, mas é certo que queremos nos sentirmos alegres na maior parte do tempo. O fato inapelável, entretanto, é que há momentos tristes. Eles chegam com as adversidades e fatalidades. É preciso não perder de vista, no entanto, que dessas horas tristes, além da dor, podemos extrair lições, colocando a experiência do sofrimento em perspectiva construtiva, usando-a como lente para percepção de que a experiência amarga, por mais duradoura que seja, passará.

Para estar aberto à alegria, é fundamental não alimentar o negativismo. Queremos sentir alegria, mas às vezes, trilhamos caminhos tortuosos, quando podemos ser mais retos e objetivos. Há mesmo quem não consiga reconhecer quando está alegre e confunda esse estado de ânimo com impulsividade ou tola efusividade.

Não raro, fazemos tempestade em copo d’água, cultivamos certa postura negativa que põe em evidência somente obstáculos e nos afastam da perseverança, da ousadia e da autoconfiança.

O filósofo romano Tito Pompônio referia-se aos negativistas dizendo: ‘Elas estão habituadas ao desânimo e à tristeza, por isso só enxergam noite, mesmo no que se passa em plena luz do dia.’

O fato é que a alegria é um afeto intenso e mobilizador e por isso há mesmo quem tenha medo de se sentir alegre; a pessoa não se considera merecedora ou está tão acostumada ao negativismo que acha que se sentir alguma alegria, depois passará inevitavelmente por grande tristeza.

Não podemos esquecer que somos suscetíveis à alegria e à tristeza e que, em algum momento, sentiremos uma ou outra. O que vai ajudar a viver com inteireza, a alegria – esse afeto tão mobilizador de criatividade e energia – é aprendermos a integrar os afetos à experiência e extrair deles a consciência do que nos mobiliza, do que mexe com sentimentos e modo de agir.

Consciência de que a alegria é estado de espírito que impulsiona o ânimo, instaura a necessária capacidade realizadora, sem a qual nos sentimos desmobilizados e inseguros quanto ao próprio potencial.

Será a consciência desses aspectos que nos dará condições de viver cada momento com inteireza e de abraçar a alegria sentindo-nos merecedores do êxtase e do vigor e de tudo de bom que com ela chega.

Imagem de capa: Shutterstock/Dmitry A

Liduína Benigno Xavier

Psicóloga, Mestre em Educação, formação em Facilitação de Processos humanos nas organizações, a escritora é consultora organizacional há mais de vinte e cinco anos; É autora do livro: Itinerários da Educação no Banco do Brasil e Co-autora do livro: Didática do Ensino Corporativo - O ensino nas organizações. Mantém o site: BlogdoTriunfo que publica textos autorais voltados ao aperfeiçoamento pessoal dos leitores e propõe reflexões que ajudam o leitor a formar visão mais rica de inquietações impactantes da existência.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago